Considerando o papel do ensino contextualizado e a importância de se promover a conscientização da população sobre alimentação saudável, torna-se interessante elencar situações de ensino aprendizagem que possam instigar os alunos a uma reflexão sobre os hábitos alimentares e sua importância para uma melhor qualidade de vida; a este propósito, sugere-se abordagem interdisciplinar, envolvendo Química e Biologia. Nesse sentido, faz-se necessário refletir sobre adequados hábitos alimentares, discutir alimentação saudável, balanceada e diversificada, fazer entender quais são os nutrientes e seu papel para o bom desenvolvimento do organismo. Nessa proposta, foi objetivo também incentivar o consumo de frutas e legumes, alertar sobre o consumo abusivo de refrigerantes, doces e frituras, ensinar conceitos da bioquímica para compreender aspectos do efeito de cada um destes, o conceito de pirâmide alimentar e do que se compõe, dentre outros assuntos relacionados. A atividade foi desenvolvida na escola Luís Felipe pelos bolsistas do PIBID /Interdisciplinar, na forma de palestras, jogos interativos e oficinas. Cartazes ilustrativos foram confeccionados pelos bolsistas e apresentados aos alunos da escola, com ilustrações sobre pirâmide alimentar, dieta das cores, e abordando o papel de destaque da prática de esportes. Na oficina, ensinou-se a preparar alimentos saudáveis e comuns do cotidiano dos discentes a partir do emprego de insumos bem mais saudáveis, como a biomassa da banana verde por exemplo. A partir dessa biomassa, também se trabalhou a confecção de variados pratos da culinária tradicional, tais como brigadeiros, beijinhos, Brownie de chocolate, pão doce, estrogonofe de frango. Os alunos participantes demonstraram interesse na atividade, bem como compreensão dos conceitos abordados e dos conteúdos de química e biologia trabalhados. A proposta em si possibilitou abordar conteúdos de química e biologia de forma contextualizada, interdisciplinar e dinâmica, despertando os alunos, ao mesmo tempo, para a importância da alimentação saudável e de se cultivar hábitos de vida saudáveis, e a percepção de que as ciências estão presentes no cotidiano das pessoas, para além dos laboratórios e dos centros de pesquisa.