Esse trabalho descreve os resultados de uma investigação sobre as estratégias didático-pedagógicas realizadas em um contexto da Educação Infantil de referência na rede municipal de ensino da cidade do Recife, no sentido de compreender as dificuldades e possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil nesse centro. Consideramos a necessidade da existência de práticas educativas socioambientais inovadoras que devem ser inseridas desde a infância, sendo fundamentadas em questões socioambientais reais, abordadas numa dimensão transdisciplinar, voltadas para a cidadania e para a formação de atitudes socioambientais sustentáveis nos espaços de educação formal da primeira infância. Nesse sentido, indagamos neste trabalho, quais as dificuldades e possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil em um centro municipal de Recife? Trata-se de um Estudo de Caso de cunho qualitativo, através de observações, entrevistas semiestruturadas e análise documental, junto a uma turma com crianças de 4 a 5 anos de idade matriculadas em um centro municipal de Educação Infantil. O estudo objetivou promover a triangulação dos dados com a fundamentação teórica por meio da análise dos conteúdos. Utilizamos as bases teóricas dos estudos da educação socioambiental e a formação de atitudes socioambientais sustentáveis, da sociologia da infância e a Educação Infantil, da inovação pedagógica, da transdisciplinaridade, do pensamento sistêmico e do pensamento complexo. Os resultados apontam para um repensar das práticas didático-pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Infantil a partir da efetiva ruptura com as bases conservadoras da educação que ainda permeiam algumas práticas educativas, para a promoção de atitudes socioambientais sustentáveis em crianças na primeira infância.