Esta pesquisa germinou do nosso convívio com os afrodescendentes no espaço escolar. O objetivo da mesma é realizar uma averiguação de como os educadores estão fazendo para resgatar a valorização da cultura afro-brasileira nas instituições de ensino. Sabemos que na escola também acontece situações desafiadoras e às vezes preocupantes, quando se fala em diversidade cultural. Recebemos no mesmo recinto alunos de diversas camadas sociais e com diversos costumes, portanto, quando enfrentamos no cotidiano tais acontecimentos, existe a necessidade de trabalharmos as práticas que viabilizem a melhor maneira de incluir todos no mesmo contexto, respeitando assim as diferenças. Acreditamos que é na escola que o cidadão adquire conhecimentos quando precisa ser inserido também na sociedade. Durante a realização do trabalho, foi possível levantarmos dados e adentrarmos em leituras que retratam o assunto em pauta. Percebemos que através das leituras, a cultura afro-brasileira foi muito significativa para o nosso país. A referida pesquisa iniciou-se a partir de um trabalho de campo, onde nos deu a oportunidade de entrevistarmos os educadores de uma escola municipal, enfatizando o assunto, do qual nos interessou. A referida pesquisa é de caráter social e científico, foi elaborada com base na busca da situação problema, mencionamos assim a questão de partida que nos dará condições para dirigirmos ao estudo almejado: Como os educadores estão fazendo e observando para que os educandos se sintam todos iguais no espaço escolar? A mesma, também aborda subsídio referente à Lei 10.639/03, de forma que aponta a relevância do estudo da cultura afro no currículo escolar. O estudo foi pautado em uma pesquisa de abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos, obedeceu ao caráter descritivo. Acreditamos que as discussões, envolvimento e realizações, venham trazer à sociedade uma contribuição, tanto social como cultural. Portanto, poderá abrir caminhos, norteando assim um grande favorecimento para uma sociedade onde todos valorizem e respeitem as diferenças, dando espaço à diversidade cultural.