O artigo discute o papel da escola e sua relação com as questões emergentes da sociedade, considerando o Projeto de Proteção e Valorização da Mulher, dentro de uma proposta de enfrentamento da violência sofrida por elas no contexto nacional. O Projeto foi motivado pela iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte, que sugeriu às escolas da rede estadual de ensino uma discussão sobre a temática em sala de aula. As ações foram realizadas pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Walfredo Gurgel, de Caicó-RN, durante os meses de abril, maio e junho de 2017 e abordou questões referentes à mulher e ao seu lugar nesta sociedade, segregadora e excludente. Com metodologia aberta de trabalho, a temática contou com a contribuição de autores das áreas da Educação e da Arte, tendo como referência os direitos humanos por meio do debate sobre a Lei Maria da Penha. Os resultados do trabalho apontam para a importância das instituições escolares desenvolverem mais propostas dessa natureza, pois houve um grande engajamento de educadores e uma significativa adesão dos educandos e da comunidade escolar com a pauta em questão, porque entenderam ser esta de grande relevância social.