Os padrões alimentares mudaram nas últimas décadas e as crianças apresentaram contínuo aumento de peso devido à pouca atenção com a dieta infantil. Para hábitos alimentares mais saudáveis, tanto no que diz respeito ao volume do alimento consumido, quanto ao seu valor nutricional, se faz necessário a promoção de uma orientação sobre alimentação e nutrição. A partir do momento que o valor nutricional passou a orientar as estratégias alimentares, a discussão sobre a educação alimentar e nutricional se intensificou, passando ainda a receber mais atenção do Governo Federal, que passou a desenvolver programas de saúde pública que tratariam da educação alimentar, mudando o panorama dos hábitos alimentares em longo prazo, para propagar uma cultura alimentar rica em nutrientes desde a infância. Sabendo que o aprendizado ocorre pela interação do indivíduo com a sociedade, a escola passou a ser vista como um espaço privilegiado para a construção e consolidação de práticas alimentares saudáveis em crianças, através de atividades pedagógicas que envolvem a educação nutricional. O cuidado na conscientização de crianças e jovens parte da necessidade de contribuir para que esses tenham um bom desenvolvimento orgânico e um melhor aprendizado, evitando assim, o desenvolvimento de hábitos alimentares de baixo valor nutricional que implicam em uma má qualidade de vida. Observando a importância de se trabalhar a educação alimentar nas escolas, a presente pesquisa, ainda que preliminar, teve como objetivo analisar como este tema vem sendo promovido para alunos do ensino fundamental em dez escolas privadas e públicas da Região Metropolitana do Recife.