VIEIRA, Ingridy Santos. Narrativas da experiência educativa das ceb’s. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/37506>. Acesso em: 23/12/2024 04:30
Este estudo buscou compreender a experiência educativa das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) no Município de Caiçara-PB. Nesta pesquisa assumo como principal objetivo compreender os processos educativos das CEB’s a partir de narrativas que enfatizam a contribuição deste processo para a formação integral dos grupos populares nessa cidade. A pesquisa é uma abordagem qualitativa, com observação participante e entrevista semiestruturada. Enquanto referencial teórico, este trabalho fundamentou-se nas contribuições de Frei Betto (1985), Carlos Rodrigues Brandão (1986), Paulo Freire (2002), Maria da Glória Gohn (2011) que defendem o processo educativo como socialização de saberes que acontece em vários espaços sociais, desde a mais tenra idade, valorizando o conhecimento prévio, a cultura dos sujeitos, promovendo a inclusão social, e despertando-os para uma consciência crítica e libertadora; e da Irmã Carmem Rodrigues (2003) que retrata a expansão missionária do Instituo das Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento aqui no Brasil e as atividades desenvolvidas pelas irmãs na referida Cidade. Cinco animadores das comunidades participaram da entrevista, lideranças integradas nas atividades formativas e pastorais das CEB’s. Constata-se que as CEB’s não permanecem hoje com o mesmo fervor dos anos 80. Muita das lideranças hoje envelhecidas já não tem o mesmo entusiasmo. Contudo o espírito comunitário e participativo é visível em militantes que continuam suas atividades seja nas Comunidades, nas Pastorais Sociais, e ou em outros grupos eclesiais ou não.