Esse artigo tem como problema de pesquisa inicial, a saber: Como são produzidas e desenvolvidas as políticas públicas para o Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos e como se refletem na construção e no desenvolvimento de currículos para a referida modalidade? Como os educadores e os estudantes da modalidade a enxergam e quais os desejos de melhoria trazidos por eles no que diz respeito ao trabalho nas escolas? Para isso, buscamos contribuições de autores sendo trazidos por eles elementos imprescindíveis para compreensão do tema, este que terá como objetivo geral: analisar as políticas públicas e currículos relacionadas à EJA presentes no Estado e mais especificamente à municípios da zona da mata norte onde a modalidade e programas do governo, como o Brasil Alfabetizado, Paulo Freire, Pro Jovem aconteçam, verificando sua execução e resultados e propondo a melhoria e criação de novas políticas e um currículo, através de fóruns, que abordem a Educação de Jovens e Adultos de acordo com as suas reais especificidades; como objetivos específicos: analisar as práticas existentes relacionadas às políticas e currículos da EJA e dos programas do governo presentes no cotidiano e os resultados obtidos através da execução deles; realizar atividades de intervenção junto aos envolvidos com a educação de jovens e adultos e programas, nos municípios participantes criando propostas para o melhor cumprimento das políticas existentes, valorizando e praticando um trabalho diferenciado da modalidade de ensino EJA; destacar a importância de um currículo de acordo com a realidade local para EJA, onde sejam contempladas competências e habilidades específicas ao o público-alvo.