A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35641 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 3310 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "Frente o grande uso das tecnologias da informação e comunicação em especial das digitais no processo de ensino e aprendizagem na atualidade no âmbito educacional. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão sistemática com o intuito de analisar as TIC’s no processo de ensino e aprendizagem e as influências das mesmas nos processos citados, seja na educação básica ou no ensino superior. A revisão sistemática foi realizada no banco de dados da Scielo através da combinação dos descritores TIC’S e Educação nos idiomas português e inglês, na área temática de educação e pesquisa educacional. Foram incluídos todos os artigos originais indexados, estudos de caso ou observacionais realizados no âmbito educacional. Foram excluídos artigos duplicados e trabalhos fora do âmbito da educação. Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados quatro (04) trabalhos para leitura na integra e avaliação dos métodos e principais resultados. Os trabalhos avaliados consideram que o quadro interativo apresenta uma relativa melhora no processo ensino e aprendizagem dos alunos no ensino da matemática, a revisão apontou também contribuições que viabilizam a apreensão do conhecimento por meio dos recursos tecnológicos para os alunos do curso de Direito por meio de criação de blogs para registro das atividades, gerando o desenvolvimento criativo e inovador nos estudantes possibilitando um aperfeiçoamento profissional e uma melhora na aprendizagem, bem como foi observado que as TIC’s como jogos e vídeos didáticos são citadas como elementos para motivação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos. Assim devemos destacar que a integração das TIC’s como recursos no processo de ensino e aprendizagem, podem sim, estimular os escolares para que sejam auto diretivos e mais ativos na construção da sua aprendizagem. Porém essas ferramentas devem ser direcionadas e planejadas pelos professores pedagogicamente para que as mesmas não passem a tornassem meramente atividades de lazer." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TIC’S, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3310_10072017160119.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAAC TEIXEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ISAAC TEIXEIRA" "autor_email" => "isaacteixeiraa@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ (FAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35641 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 3310 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "Frente o grande uso das tecnologias da informação e comunicação em especial das digitais no processo de ensino e aprendizagem na atualidade no âmbito educacional. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão sistemática com o intuito de analisar as TIC’s no processo de ensino e aprendizagem e as influências das mesmas nos processos citados, seja na educação básica ou no ensino superior. A revisão sistemática foi realizada no banco de dados da Scielo através da combinação dos descritores TIC’S e Educação nos idiomas português e inglês, na área temática de educação e pesquisa educacional. Foram incluídos todos os artigos originais indexados, estudos de caso ou observacionais realizados no âmbito educacional. Foram excluídos artigos duplicados e trabalhos fora do âmbito da educação. Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados quatro (04) trabalhos para leitura na integra e avaliação dos métodos e principais resultados. Os trabalhos avaliados consideram que o quadro interativo apresenta uma relativa melhora no processo ensino e aprendizagem dos alunos no ensino da matemática, a revisão apontou também contribuições que viabilizam a apreensão do conhecimento por meio dos recursos tecnológicos para os alunos do curso de Direito por meio de criação de blogs para registro das atividades, gerando o desenvolvimento criativo e inovador nos estudantes possibilitando um aperfeiçoamento profissional e uma melhora na aprendizagem, bem como foi observado que as TIC’s como jogos e vídeos didáticos são citadas como elementos para motivação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos. Assim devemos destacar que a integração das TIC’s como recursos no processo de ensino e aprendizagem, podem sim, estimular os escolares para que sejam auto diretivos e mais ativos na construção da sua aprendizagem. Porém essas ferramentas devem ser direcionadas e planejadas pelos professores pedagogicamente para que as mesmas não passem a tornassem meramente atividades de lazer." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TIC’S, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3310_10072017160119.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAAC TEIXEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ISAAC TEIXEIRA" "autor_email" => "isaacteixeiraa@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ (FAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }