O presente trabalho é do tipo exploratório, com abordagem qualitativa e descritiva, envolvendo a realização de intervenção, utilizando o software GeoGebra e aplicação de questionários com alunos do Ensino Fundamental na Escola Municipal Joaquim Calado, localizada na cidade de Água Branca – PI. Os sujeitos envolvidos foram alunos do 9º ano regularmente matriculados. A proposta desse trabalho tem por objetivo analisar o desenvolvimento de uma sequência didática e suas contribuições para a aprendizagem de conceitos de função afim e quadrática com alunos do Ensino Fundamental ao se utilizar o software GeoGebra. Neste contexto, o referido software surge como forma de auxiliar na aprendizagem, verificando se o ensino da Matemática pode se tornar mais interessante para o aluno através da utilização de ferramentas tecnológicas dentro da sala de aula. Foram escolhidos esses conteúdos para trabalhar com o software, por ser um tema onde os alunos apresentam grande dificuldade de compreensão. Pelos dados obtidos, percebe-se que essa ferramenta pode contribuir para o ensino e aprendizagem dos alunos, buscando sanar com as dificuldades encontradas pelos mesmos no estudo das funções, pois, dessa forma, eles compreenderam com mais naturalidade as construções e mudanças que ocorreram no gráfico da parábola. A análise da aplicação das atividades permite-nos concluir que o ensino de função quadrática com o auxílio do software GeoGebra promove uma interatividade com a tecnologia, ajudando a tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e construtivas, aumentando a compreensão dos alunos, tornando-os questionadores e pesquisadores. O embasamento teórico contou com o apoio dos PCN’s (2002); Garbi (2007); Souza (2010) e outros.