: O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada com portfólios feitos por estudantes do curso de Pedagogia como instrumento de avaliação da disciplina de Teoria Curricular e Políticas e Práticas Pedagógicas na Escola e na Sala de Aula da Universidade Federal de Pernambuco. Utilizando como umas das bases metodológicas, a autobiografia, foi feita uma proposta aos estudantes que realizassem a construção de um portfólio com a seguinte temática: Conte sua história de vida na perspectiva do por que você quer torna-se Pedagogo/a...Seguindo como orientação essa pergunta, os estudantes desenvolveram criativos portfólios .Inicialmente era uma avaliação para a disciplina, contudo, frente as informações que apareciam nos portfólios surgiu o interesse de transformar tais dados em pesquisa, afim de construir saber científico sobre esses casos e poder, de alguma forma, trazer a tona a realidade de dificuldades que vivenciam os estudantes de Pedagogia dessa universidade. Nesse contexto foi realizado o estudo dos casos e identificados alguns pontos de intersecção entre a população negra, o curso de Pedagogia e a depressão. Visto que foram recorrentes alguns relatos sobre extremas dificuldades no decorrer da vida cotidiana, também sobre problemas para concluir o curso de Pedagogia, dificuldades com colegas, familiares e tantas outras questões que causavam profundo sofrimento e depressão em vários estudantes. Fatos que apareceram correlacionados à população negra do curso de Pedagogia. Em suma, são apresentados, no artigo, dados que mostram como três elementos distintos se interseccionam e interferem diretamente na vida dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco.