Os professores de Educação Física encontram-se cada vez mais preocupados com os alunos em relação à disciplina, embora muitos alegassem gostar das aulas práticas suas opiniões mudam diante das aulas teóricas, o que preocupa o professor que se empenham em planejar aulas interativas buscando conteúdos, estratégias e temas para lidar melhor com essa situação. Deste modo o objetivo geral desse estudo perceber como as aulas teóricas de Educação Física no ensino médio das escolas estaduais no município de Juazeiro do Norte, Ceará estão sendo desenvolvidas. A população deste estudo foi composta por professores de Educação Física do ensino médio da rede publica estadual de Juazeiro do Norte, Ceará. A amostra consistiu em 14 professores sendo 08 do sexo Feminino e 06 do sexo masculino. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores abordando a temática das aulas teóricas de Educação Física no ensino médio. Para analise os dados deste estudo e as informações foram tabulados de acordo com a estatística descritiva, deste modo os resultados foram distribuídos e apresentados em forma de tabelas a partir da distribuição de frequência, através do programa SPSS 22.0. Com relação às necessidades das aulas teóricas de Educação Física no ensino médio, (21,4%) afirmaram que as aulas “Quase sempre” são necessárias e (78,6%) afirmaram que “Sempre” são necessárias. No contexto que envolve os benefícios das aulas teóricas de Educação Física no ensino médio (28,6%) disseram que “Quase Sempre” traz benefícios, seguido de (71,4%) que disseram que “Sempre” as aulas de Educação Física geram benefícios para os alunos. Pode-se concluir que as aulas de Educação Física do ensino médio, mediante o planejamento por meios dos blocos de conteúdos são de grande importância e necessários para que haja a seleção de conteúdos adequados para o educando, deste modo, para que o mesmo esteja apto a colocar em prática na sociedade tudo que foi adquirido com as aulas.