A Química é uma ciência que exige a construção de formas de representação de seu objeto de estudo, no caso a matéria e suas transformações. Como componente curricular do Ensino Médio, normalmente é motivo de reclamações por se tornar de difícil compreensão já que exige dos alunos adaptação a uma nova linguagem simbólica, compreensão de modelos, leis e teorias. Tudo isso exige uma maior abstração por parte dos alunos, principalmente no início do ensino médio quando eles, na maioria das vezes têm o primeiro contato com a Química. Dessa forma é preciso que o professor seja capaz de guiar atividades em sala de aula que auxiliem na abstração dos conteúdos melhorando a aprendizagem desses alunos, o que não exige, necessariamente, ações complexas. A exemplo temos os conteúdos de ligações químicas e geometria molecular, estes que são de difícil compreensão, já que exigem um maior nível de abstração dos estudantes. Em observações feitas durante as atividades do PIBID em aulas em que o professor trabalhava com os estudantes esses conteúdos, foi possível constatar uma dificuldade em entender como diferenciar os tipos de ligações, assim como a entender como os átomos se organizam para formar uma molécula. Diante disso, foi realizada uma atividade envolvendo 4 etapas: a primeira foi a resolução de questões objetivas e subjetivas para verificar as principais dificuldades no conteúdo; as segunda e terceira foram intervenções em forma de exposição de vídeos e também em forma de uma oficina temática; e por fim aplicação de questões, no intuito de analisar as mudanças conceituais obtidas.