A partir de uma proposta do componente curricular de Estudos Antropológicos no curso de Psicopedagogia com intenção de investigar um grupo ou comunidade a fim de compreender a relação dos indivíduos com a aprendizagem, foi realizada uma pesquisa com estudantes africanos inseridos em cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Uma vez que estes compõem um grupo de estrangeiros adentrados em uma nova cultura, necessitarão de um período de adaptação dos seus costumes para conviverem nas exigências desta nova sociedade e, por consequência, essas diferenças causadas pelo choque cultural acaba por refletir na aprendizagem dos mesmos dentro do sistema acadêmico. Visto que o processo de aprendizagem engloba o ser em todas as suas áreas, a aprendizagem pode ser compreendida amplamente como um processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através de experiências próprias ou de mediadores. Dentre os aspectos que contribuem para este processo, podemos destacar as estratégias de aprendizagem, sendo assim, o presente trabalho buscou investigar a possibilidade de utilização de métodos e estratégias de estudos dos graduandos africanos como meio facilitador de aprendizagem, além de compreender a atuação das variações linguísticas e relações grupais como influenciadoras do aprendizado.