Nas últimas décadas, a temática ambiental vem sendo amplamente discutida pela sociedade, por ser entendida como a instância capaz de formar cidadãos aptos a lidar com a problemática nessa área. Apesar do Brasil ser um dos países com a maior diversidade de experiências em Educação Ambiental, algumas avaliações mostram que a Educação Ambiental majoritariamente praticada não tem sido capaz de enfrentar tamanho problema. A partir da década de 1990, no entanto, autores têm discutido a existência de uma Educação Ambiental Conservadora e Educação Ambiental Crítica, em que a primeira, amplamente praticada, vem sendo incapaz de formar cidadãos capazes de enfrentar os desafios ambientais atuais. O presente artigo, ao tempo que discute o entendimento sobre essas duas vertentes, analisa, também, a percepção de Meio Ambiente de alunos no nono ano da Escola Municipal Senador Ruy Carneiro, no interior da Paraíba. Para isso, solicitamos aos alunos, a produção de um texto (carta) dirigida a alguém que não conhece essa temática, sendo necessário, portanto, tratar de pelos menos três aspectos dessa questão: (1) o que é o problema; (2) a causa; (3) possíveis soluções. A partir desse material, e com apoio nos princípios da Educação Ambiental Conservadora e Crítica, proposta por Lima (2009), analisar a percepção de Meio Ambiente dos alunos estudados. Os resultam encontrados em nossa pesquisa, a partir dos posicionamentos dos estudantes demonstram que a percepção dos alunos são compatíveis com a visão conservadora descrita pelos autores trabalhados, o que nos permite inferir que os mesmos têm recebido uma Educação Ambiental Conservadora.