O presente trabalho tem como problema, como objeto de reflexão, a questão dos multiletramentos, e visa apresentar uma proposta de intervenção didática que investiga e analisa as práticas de leitura e letramento crítico, visual e em marketing com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Feira de Santana, Bahia. Também, examina e analisa o tratamento dado aos gêneros discursivos multimodais como objetos de ensino para as atividades de leitura na coleção de livro didático, “Português: Linguagens”. Este estudo é parte da dissertação do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e caracteriza-se como uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa, com ênfase na construção de sentido na leitura de textos publicitários impressos multimodais, considerando a acelerada emergência de diversos gêneros discursivos na sociedade na qual o aluno está imerso. Justifica-se pela referida escola necessitar rever suas práticas didático-pedagógicas para formação de leitores críticos, sobretudo no Ensino Fundamental II, isso objetivando tanto o desenvolvimento dos vários letramentos, como a melhoria dos níveis de leitura dos alunos. Além disso, investigamos como a proposta didática dos gêneros multimodais permite apontar afinidades entre as abordagens de gêneros defendidas pelo Interacionismo Sociodiscursivo, representado principalmente por Schneuwly, B; Dolz, J. (2004), metodologicamente. Em nosso estudo, discutiremos acerca tanto dos multiletramentos como dos textos multimodais desde os estudos de Rojo (2012); Street (2012), por tratarem acerca dos letramentos múltiplos; Kress e van Lewuveen (1996, autores da Gramática do Design Visual (GDV). Resultados apontam que houve o entrelaçamento esperado entre os diferentes modos semióticos, especialmente entre a linguagem verbal e as imagens.