Tomando como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, este artigo tem como objetivo analisar a importância do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), especificamente da Prova Brasil, para as escolas e como tem se utilizado dos seus resultados. A Prova Brasil ou Avaliação Nacional da Educação Básica (ANRESC) é um dos exames que compõem do SAEB, que vem, desde 2005, sendo aplicado nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamenta e a partir de 2017 também será aplicado no 3º ano do Ensino Médio. Consiste numa avaliação realizada em larga escala com o propósito de diagnosticar a situação da educação no Brasil e orientar as políticas, mediante os resultados obtidos. Defendemos que a avaliação é necessária e que, quando seus resultados são utilizados adequadamente, de forma consciente, conseguem trazer grandes benefícios para às comunidades escolares. Todavia, para isso, existem algumas condições imprescindíveis (infraestrutura, recursos materiais e humanos qualificados e outras). Uma delas é a valorização dos profissionais em termos de formação/qualificação (inicial e continuada), carreira e remuneração, que são atrativos para ingresso e permanência de bons profissionais. Fora desta política, resta apenas impor/exigir ação dos profissionais, transferindo a estes toda a responsabilização pela educação do país, eximindo os entes federados (União, Estados e municípios) dessa responsabilização, o que seria um equívoco e um autoritarismo. Por outro lado, os estafes das escolas devem ter consciência dos meios disponíveis que possibilitam uma ação mais articulada, objetiva, responsável e compromissada com a população, para que juntos possamos tentar garantir uma educação de qualidade e com equidade.