Este trabalho apresenta análises da rotina de uma turma de Educação Infantil, resultantes de uma coleta de dados realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II, ofertada no Curso de Pedagogia da UFCG/CFP. As informações foram obtidas a partir de uma observação que enfocou a ação pedagógica na Educação Infantil, em uma escola municipal no Sítio Malhada Bonita da cidade de Santa Helena – PB. Nessa observação foram analisados o espaço e organização da sala, organização do tempo, relação professor-aluno, organização e disponibilidade dos materiais, experiência de cuidado e o acompanhamento de aprendizagem. Os autores que embasaram as análises foram: BARBOSA (2006); BUJES (2001); HORN (2012); OLIVEIRA (2012). As conclusões apontam que a relação entre cuidar e educar estão bem articulados, na sala/escola observada. Há uma boa organização do espaço e da sala de aula. A interação professor-aluno é essencial para que ocorra uma melhor interação e facilitando as abordagens de conteúdo, atenção e respeito mútuo. Com um ponto a ser repensado, que é a questão da organização do tempo das atividades, observamos que se faz necessário uma maior avaliação a respeito das atividades que foram proposta pela professora, no tocante a intencionalidade de tais atividades.