Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, AÇÃO PEDAGÓGICA, INTENCIONALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35704
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1800
    "inscrito_id" => 3819
    "titulo" => "AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta análises da rotina de uma turma de Educação Infantil, resultantes de uma coleta de dados realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II, ofertada no Curso de Pedagogia da UFCG/CFP. As informações foram obtidas a partir de uma observação que enfocou a ação pedagógica na Educação Infantil, em uma escola municipal no Sítio Malhada Bonita da cidade de Santa Helena – PB. Nessa observação foram analisados o espaço e organização da sala, organização do tempo, relação professor-aluno, organização e disponibilidade dos materiais, experiência de cuidado e o acompanhamento de aprendizagem. Os autores que embasaram as análises foram: BARBOSA (2006); BUJES (2001); HORN (2012); OLIVEIRA (2012). As conclusões apontam que a relação entre cuidar e educar estão bem articulados, na sala/escola observada. Há uma boa organização do espaço e da sala de aula. A interação professor-aluno é essencial para que ocorra uma melhor interação e facilitando as abordagens de conteúdo, atenção e respeito mútuo. Com um ponto a ser repensado, que é a questão da organização do tempo das atividades, observamos que se faz necessário uma maior avaliação a respeito das atividades que foram proposta pela professora, no tocante a intencionalidade de tais atividades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, AÇÃO PEDAGÓGICA, INTENCIONALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID3819_11092017121931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA FERREIRA PARNAIBA"
    "autor_nome_curto" => "EDNA PARNAIBA"
    "autor_email" => "ednaparnaiba@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35704
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1800
    "inscrito_id" => 3819
    "titulo" => "AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta análises da rotina de uma turma de Educação Infantil, resultantes de uma coleta de dados realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II, ofertada no Curso de Pedagogia da UFCG/CFP. As informações foram obtidas a partir de uma observação que enfocou a ação pedagógica na Educação Infantil, em uma escola municipal no Sítio Malhada Bonita da cidade de Santa Helena – PB. Nessa observação foram analisados o espaço e organização da sala, organização do tempo, relação professor-aluno, organização e disponibilidade dos materiais, experiência de cuidado e o acompanhamento de aprendizagem. Os autores que embasaram as análises foram: BARBOSA (2006); BUJES (2001); HORN (2012); OLIVEIRA (2012). As conclusões apontam que a relação entre cuidar e educar estão bem articulados, na sala/escola observada. Há uma boa organização do espaço e da sala de aula. A interação professor-aluno é essencial para que ocorra uma melhor interação e facilitando as abordagens de conteúdo, atenção e respeito mútuo. Com um ponto a ser repensado, que é a questão da organização do tempo das atividades, observamos que se faz necessário uma maior avaliação a respeito das atividades que foram proposta pela professora, no tocante a intencionalidade de tais atividades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, AÇÃO PEDAGÓGICA, INTENCIONALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID3819_11092017121931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA FERREIRA PARNAIBA"
    "autor_nome_curto" => "EDNA PARNAIBA"
    "autor_email" => "ednaparnaiba@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho apresenta análises da rotina de uma turma de Educação Infantil, resultantes de uma coleta de dados realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II, ofertada no Curso de Pedagogia da UFCG/CFP. As informações foram obtidas a partir de uma observação que enfocou a ação pedagógica na Educação Infantil, em uma escola municipal no Sítio Malhada Bonita da cidade de Santa Helena – PB. Nessa observação foram analisados o espaço e organização da sala, organização do tempo, relação professor-aluno, organização e disponibilidade dos materiais, experiência de cuidado e o acompanhamento de aprendizagem. Os autores que embasaram as análises foram: BARBOSA (2006); BUJES (2001); HORN (2012); OLIVEIRA (2012). As conclusões apontam que a relação entre cuidar e educar estão bem articulados, na sala/escola observada. Há uma boa organização do espaço e da sala de aula. A interação professor-aluno é essencial para que ocorra uma melhor interação e facilitando as abordagens de conteúdo, atenção e respeito mútuo. Com um ponto a ser repensado, que é a questão da organização do tempo das atividades, observamos que se faz necessário uma maior avaliação a respeito das atividades que foram proposta pela professora, no tocante a intencionalidade de tais atividades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.