Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO POR MEIO DO JOGO DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MULTIPLICAÇÃO, JOGOS, DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO, DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35015
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 910
    "inscrito_id" => 3408
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO POR MEIO DO JOGO DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO"
    "resumo" => "Atualmente, o ensino da matemática é resumido a repetições de algoritmos e a memorização de fórmulas. É considerada pelos alunos como chata, enfadonha e sem aplicações no cotidiano. A partir dessas considerações, cada vez mais os alunos perdem o interesse pela disciplina e o prazer em aprender matemática, ocasionando o não entendimento do assunto. Uma das tendências da educação matemática que pode ser um forte aliada nesse cenário de desentusiasmo por partes dos alunos em relação a matemática, é o ensino e a aprendizagem por meio de jogos. Diferente do ensino mecanizado, as aulas através dos jogos permitem uma educação diversificada e inovadora por meio da livre participação dos alunos, da criatividade e do senso crítico empregado por eles. Ensinar por meio de jogos é uma forma dos professores mudarem um pouco a metodologia diária baseada muitas vezes apenas no livro didático. Com o jogo, as crianças desenvolvem atitudes quem são necessárias para a aprendizagem e o entendimento do conteúdo. Visando uma aula diferente que ocasionasse o interesse dos alunos pela matemática e assimilação do assunto, este trabalho apresenta um relato parcial de uma investigação realizada com alunos do 3° ano do ensino fundamental I, em que os mesmos, após aula expositiva sobre as moções multiplicativas, utilizaram o jogo dominó da multiplicação para exercitar o que foi visto em sala de aula. Com aplicação do jogo dominó da multiplicação esperamos que os alunos através da competitividade sadia, da empolgação de uma aula inovadora e da manipulação do material pedagógico, despertem o interesse pela matemática, tornem-se mais participativos nas aulas, resolvam as multiplicações mais simples mentalmente e desenvolvam o raciocínio logico matemático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MULTIPLICAÇÃO, JOGOS, DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO, DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3408_07092017114842.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE EDIELSON DA SILVA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "EDIELSON"
    "autor_email" => "edielson.delegado@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35015
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 910
    "inscrito_id" => 3408
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO POR MEIO DO JOGO DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO"
    "resumo" => "Atualmente, o ensino da matemática é resumido a repetições de algoritmos e a memorização de fórmulas. É considerada pelos alunos como chata, enfadonha e sem aplicações no cotidiano. A partir dessas considerações, cada vez mais os alunos perdem o interesse pela disciplina e o prazer em aprender matemática, ocasionando o não entendimento do assunto. Uma das tendências da educação matemática que pode ser um forte aliada nesse cenário de desentusiasmo por partes dos alunos em relação a matemática, é o ensino e a aprendizagem por meio de jogos. Diferente do ensino mecanizado, as aulas através dos jogos permitem uma educação diversificada e inovadora por meio da livre participação dos alunos, da criatividade e do senso crítico empregado por eles. Ensinar por meio de jogos é uma forma dos professores mudarem um pouco a metodologia diária baseada muitas vezes apenas no livro didático. Com o jogo, as crianças desenvolvem atitudes quem são necessárias para a aprendizagem e o entendimento do conteúdo. Visando uma aula diferente que ocasionasse o interesse dos alunos pela matemática e assimilação do assunto, este trabalho apresenta um relato parcial de uma investigação realizada com alunos do 3° ano do ensino fundamental I, em que os mesmos, após aula expositiva sobre as moções multiplicativas, utilizaram o jogo dominó da multiplicação para exercitar o que foi visto em sala de aula. Com aplicação do jogo dominó da multiplicação esperamos que os alunos através da competitividade sadia, da empolgação de uma aula inovadora e da manipulação do material pedagógico, despertem o interesse pela matemática, tornem-se mais participativos nas aulas, resolvam as multiplicações mais simples mentalmente e desenvolvam o raciocínio logico matemático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MULTIPLICAÇÃO, JOGOS, DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO, DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3408_07092017114842.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE EDIELSON DA SILVA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "EDIELSON"
    "autor_email" => "edielson.delegado@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente, o ensino da matemática é resumido a repetições de algoritmos e a memorização de fórmulas. É considerada pelos alunos como chata, enfadonha e sem aplicações no cotidiano. A partir dessas considerações, cada vez mais os alunos perdem o interesse pela disciplina e o prazer em aprender matemática, ocasionando o não entendimento do assunto. Uma das tendências da educação matemática que pode ser um forte aliada nesse cenário de desentusiasmo por partes dos alunos em relação a matemática, é o ensino e a aprendizagem por meio de jogos. Diferente do ensino mecanizado, as aulas através dos jogos permitem uma educação diversificada e inovadora por meio da livre participação dos alunos, da criatividade e do senso crítico empregado por eles. Ensinar por meio de jogos é uma forma dos professores mudarem um pouco a metodologia diária baseada muitas vezes apenas no livro didático. Com o jogo, as crianças desenvolvem atitudes quem são necessárias para a aprendizagem e o entendimento do conteúdo. Visando uma aula diferente que ocasionasse o interesse dos alunos pela matemática e assimilação do assunto, este trabalho apresenta um relato parcial de uma investigação realizada com alunos do 3° ano do ensino fundamental I, em que os mesmos, após aula expositiva sobre as moções multiplicativas, utilizaram o jogo dominó da multiplicação para exercitar o que foi visto em sala de aula. Com aplicação do jogo dominó da multiplicação esperamos que os alunos através da competitividade sadia, da empolgação de uma aula inovadora e da manipulação do material pedagógico, despertem o interesse pela matemática, tornem-se mais participativos nas aulas, resolvam as multiplicações mais simples mentalmente e desenvolvam o raciocínio logico matemático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.