A percepção ambiental e a educação para a sustentabilidade despontam como armas na defesa do meio natural, ao ajudar a reaproximar o homem da natureza e garantir um futuro com mais qualidade de vida a todos. Decorrente do fato de ambas contribuírem para despertar maior responsabilidade e respeito dos indivíduos em relação ao ambiente em que vivem. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou identificar a percepção ambiental dos alunos e, com base nisso, promover reflexões e ações educativas para a sustentabilidade. Este trabalho foi realizado na Escola Municipal Maria Francinete Gonçalves Maia, localizada no município de Parnamirim, Rio Grande do Norte, envolveu um grupo de 105 alunos, distribuídos em três turmas do 6° ano e em duas do 8° ano do Ensino Fundamental, do período vespertino e foi realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2014. Os encontros ocorreram no tempo correspondente a três aulas, para cada turma. O trabalho foi subdividido em duas etapas: Na primeira etapa, um questionário foi aplicado aos alunos buscando conhecer a percepção dos mesmos sobre diversos temas ambientais; na segunda, foram fomentadas reflexões sobre o assunto, as quais se iniciaram com uma série de perguntas, tais como, “o que é meio ambiente?”, “Consideram importante estudar sobre meio ambiente na escola?”. Em seguida, foram ministradas aulas expositivas dialogadas, durante as quais foram abordados temas diversos, tais como: conceitos sobre bioma, biodiversidade, desenvolvimento sustentável, manejo sustentável, preservação ambiental, área de proteção ambiental, consumo sustentável, efeito estufa, resíduos sólidos, poluição do ar, da água e do solo. Este trabalho não pretendeu e nem tentou esboçar uma conclusão definitiva sobre os aspectos estudados, pelo fato de compreendermos que estamos continuamente no processo de exploração cognitiva, epistemológica e política sobre a temática em questão. Mas acreditamos na contribuição dada para despertar o interesse dos alunos para as questões abordadas e, em última análise, para a formação de cidadãos críticos e com práticas ambientalmente sustentáveis.