O COTIDIANO ESCOLAR E OS DESAFIOS DO ENSINO PARA UMA FORMAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37598 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1679 "inscrito_id" => 5114 "titulo" => "O COTIDIANO ESCOLAR E OS DESAFIOS DO ENSINO PARA UMA FORMAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA" "resumo" => "A educação é permeada por discussões em torno de como a escola pode ser um espaço de ensino e aprendizagem, responsável pela formação de pessoas que possam atuar e pensar criticamente a sua realidade. Não obstante, frente ao que é vivenciado na atual conjuntura das escolas e, especificamente, em instituições de ensino público, questiona-se se este espaço garante ao aluno tal formação. Assim, faz-se importante pensar a respeito do papel da educação na sociedade brasileira, bem como de que maneira a comunidade escolar pode contribuir na construção de uma consciência crítica e política e, para além disso, na formação de sujeitos engajados em lutas sociais. Destarte, vislumbrando-se reflexionar acerca de tais afirmativas, o presente texto apresentará um relato de experiência, fruto de vivências de discentes do curso de licenciatura de ciências sociais, junto a uma escola pública. Para tanto, partindo-se de visitas em uma escola da rede pública, localizada na cidade Santa Rita-Paraíba, fez-se entrevistas semi-estruturadas com gestores, professores e alunos, assim como, observações realizadas no contexto pesquisado. De forma ampla, percebe-se dificuldades enfrentadas por docentes em sala de aula, mas principalmente, que é possível, através de suas práticas pedagógicas autônomas, modificar algumas coisas que são superestruturais. Percebeu-se ainda, que os discentes não pertencem simplesmente a categorias macrossociológicas, mas que, sobretudo, são indivíduos, que para além das injustiças vivenciadas em diversos contextos, são capazes de superar traumas e escolher os elementos que irão prevalecer em sua história. Pensar sobre tais questões faz-se crucial, ressaltando-se ainda o papel do governo frente à realidade constada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, COMUNIDADE ESCOLAR, ESTÁGIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID5114_11092017081221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE BASTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE BASTOS" "autor_email" => "alinebastos26@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37598 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1679 "inscrito_id" => 5114 "titulo" => "O COTIDIANO ESCOLAR E OS DESAFIOS DO ENSINO PARA UMA FORMAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA" "resumo" => "A educação é permeada por discussões em torno de como a escola pode ser um espaço de ensino e aprendizagem, responsável pela formação de pessoas que possam atuar e pensar criticamente a sua realidade. Não obstante, frente ao que é vivenciado na atual conjuntura das escolas e, especificamente, em instituições de ensino público, questiona-se se este espaço garante ao aluno tal formação. Assim, faz-se importante pensar a respeito do papel da educação na sociedade brasileira, bem como de que maneira a comunidade escolar pode contribuir na construção de uma consciência crítica e política e, para além disso, na formação de sujeitos engajados em lutas sociais. Destarte, vislumbrando-se reflexionar acerca de tais afirmativas, o presente texto apresentará um relato de experiência, fruto de vivências de discentes do curso de licenciatura de ciências sociais, junto a uma escola pública. Para tanto, partindo-se de visitas em uma escola da rede pública, localizada na cidade Santa Rita-Paraíba, fez-se entrevistas semi-estruturadas com gestores, professores e alunos, assim como, observações realizadas no contexto pesquisado. De forma ampla, percebe-se dificuldades enfrentadas por docentes em sala de aula, mas principalmente, que é possível, através de suas práticas pedagógicas autônomas, modificar algumas coisas que são superestruturais. Percebeu-se ainda, que os discentes não pertencem simplesmente a categorias macrossociológicas, mas que, sobretudo, são indivíduos, que para além das injustiças vivenciadas em diversos contextos, são capazes de superar traumas e escolher os elementos que irão prevalecer em sua história. Pensar sobre tais questões faz-se crucial, ressaltando-se ainda o papel do governo frente à realidade constada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, COMUNIDADE ESCOLAR, ESTÁGIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID5114_11092017081221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE BASTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE BASTOS" "autor_email" => "alinebastos26@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }