As briófitas são consideradas o maior grupo de plantas terrestres que constituem a biodiversidade total, apresentando em sua linha evolutiva características peculiares que definem esse grupo entre elas a dependência da água para a sua reprodução. São encontradas em regiões neotropicais, sendo amplamente distribuídas por todo o planeta, resultando na diversidade existente nas regiões apresentando 4000 espécies em toda a região. Para estudo do grupo e identificação de briófitas é necessária a formação de profissionais adequados e especializados na área, para atuarem nas graduações e no ensino regular. O trabalho em questão se trata de um relato de experiencia feito a partir de aulas práticas ministradas durante a disciplina e sistemática de criptogramas, do curso de licenciatura em ciências biológicas do IFMA campus Caxias, o qual foi analisado as aulas práticas como mecanismo metodológico para o ensino da biologia, fato esse preponderante para a formação de bons profissionais na área e futuros docentes. O trabalho foi desenvolvido no laboratório do IFMA campus Caxias, o qual as práticas representadas em experimentos e desenhos práticos, foram realizadas após a ministração de aulas teóricas, para que dessa forma o aprendizado adquirido durante as aulas fosse aperfeiçoado com seu respectivo objeto de estudo. O objetivo do presente trabalho foi relatar experiências práticas para o ensino da biologia através de aulas práticas com briófitas, componente curricular da disciplina de sistemática de criptogramas do curso de licenciatura em ciências biológicas do campus Caxias.