Tendo em vista que o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) consiste em um dos eventos de pesquisa grande relevância no cenário nacional, concentrando as áreas de pesquisa em ensino de Biologia, Física, Química, este trabalho teve como objetivo investigar qual foi a expressividade dos Mapas conceituais nessas áreas, nas edições do ENPEC no período de 1997 à 2015. Dessa forma, realizou-se uma busca no site dos anais das três edições do evento, visando realizar um levantamento total dos trabalhos publicados. Para a seleção da amostra seguiu-se os critérios: conter expressamente no título e/ou nas palavras-chave do trabalho a expressão “Mapas Conceituais” em conjunto dos termos “Física”, “Química” e “Biologia”. Após o levantamento dos dados, utilizou-se dos processos de codificação, categorização e tratamento dos elementos da “Análise de Conteúdos” sistematizados por Bardin, possibilitando organizar os seguintes agrupamentos categoriais: Tipologias de Pesquisa, Níveis de Escolaridade; Áreas de Ensino. De modo geral, os trabalhos encontrados nas atas do evento evidenciam que o uso de MC no Ensino de Ciências tem sido efetivados de forma mais enfática no Ensino de Biologia, envolvendo principalmente a educação Básica, e, publicados no evento com caráter de relato de experiência. Apesar dos Mapas Conceituais serem amplamente utilizado nas diversas áreas do conhecimento, verifica-se um ínfimo número de trabalhos abordando a temática “ensino de Ciências” nas publicações dos ENPEC’S, um dos eventos bem conceituados e de “peso acadêmico” dessa área de pesquisa.