Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC’S (1997-2015).

Palavra-chaves: MAPAS CONCEITUAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, PUBLICAÇÕES DO ENPEC Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37396
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1682
    "inscrito_id" => 3616
    "titulo" => """
      MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS\r\n
      PUBLICAÇÕES DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM\r\n
      EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC’S (1997-2015).
      """
    "resumo" => "Tendo em vista que o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) consiste em um dos eventos de pesquisa grande relevância no cenário nacional, concentrando as áreas de pesquisa em ensino de Biologia, Física, Química, este trabalho teve como objetivo investigar qual foi a expressividade dos Mapas conceituais nessas áreas, nas edições do ENPEC no período de 1997 à 2015. Dessa forma, realizou-se uma busca no site dos anais das três edições do evento, visando realizar um levantamento total dos trabalhos publicados. Para a seleção da amostra seguiu-se os critérios: conter expressamente no título e/ou nas palavras-chave do trabalho a expressão “Mapas Conceituais” em conjunto dos termos “Física”, “Química” e “Biologia”. Após o levantamento dos dados, utilizou-se dos processos de codificação, categorização e tratamento dos elementos da “Análise de Conteúdos” sistematizados por Bardin, possibilitando organizar os seguintes agrupamentos categoriais: Tipologias de Pesquisa, Níveis de Escolaridade; Áreas de Ensino. De modo geral, os trabalhos encontrados nas atas do evento evidenciam que o uso de MC no Ensino de Ciências tem sido efetivados de forma mais enfática no Ensino de Biologia, envolvendo principalmente a educação Básica, e, publicados no evento com caráter de relato de experiência. Apesar dos Mapas Conceituais serem amplamente utilizado nas diversas áreas do conhecimento, verifica-se um ínfimo número de trabalhos abordando a temática “ensino de Ciências” nas publicações dos ENPEC’S, um dos eventos bem conceituados e de “peso acadêmico” dessa área de pesquisa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MAPAS CONCEITUAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, PUBLICAÇÕES DO ENPEC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3616_11092017082311.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "CARMEMFERNANDES"
    "autor_email" => "cacadrf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37396
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1682
    "inscrito_id" => 3616
    "titulo" => """
      MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS\r\n
      PUBLICAÇÕES DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM\r\n
      EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC’S (1997-2015).
      """
    "resumo" => "Tendo em vista que o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) consiste em um dos eventos de pesquisa grande relevância no cenário nacional, concentrando as áreas de pesquisa em ensino de Biologia, Física, Química, este trabalho teve como objetivo investigar qual foi a expressividade dos Mapas conceituais nessas áreas, nas edições do ENPEC no período de 1997 à 2015. Dessa forma, realizou-se uma busca no site dos anais das três edições do evento, visando realizar um levantamento total dos trabalhos publicados. Para a seleção da amostra seguiu-se os critérios: conter expressamente no título e/ou nas palavras-chave do trabalho a expressão “Mapas Conceituais” em conjunto dos termos “Física”, “Química” e “Biologia”. Após o levantamento dos dados, utilizou-se dos processos de codificação, categorização e tratamento dos elementos da “Análise de Conteúdos” sistematizados por Bardin, possibilitando organizar os seguintes agrupamentos categoriais: Tipologias de Pesquisa, Níveis de Escolaridade; Áreas de Ensino. De modo geral, os trabalhos encontrados nas atas do evento evidenciam que o uso de MC no Ensino de Ciências tem sido efetivados de forma mais enfática no Ensino de Biologia, envolvendo principalmente a educação Básica, e, publicados no evento com caráter de relato de experiência. Apesar dos Mapas Conceituais serem amplamente utilizado nas diversas áreas do conhecimento, verifica-se um ínfimo número de trabalhos abordando a temática “ensino de Ciências” nas publicações dos ENPEC’S, um dos eventos bem conceituados e de “peso acadêmico” dessa área de pesquisa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MAPAS CONCEITUAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, PUBLICAÇÕES DO ENPEC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3616_11092017082311.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "CARMEMFERNANDES"
    "autor_email" => "cacadrf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Tendo em vista que o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) consiste em um dos eventos de pesquisa grande relevância no cenário nacional, concentrando as áreas de pesquisa em ensino de Biologia, Física, Química, este trabalho teve como objetivo investigar qual foi a expressividade dos Mapas conceituais nessas áreas, nas edições do ENPEC no período de 1997 à 2015. Dessa forma, realizou-se uma busca no site dos anais das três edições do evento, visando realizar um levantamento total dos trabalhos publicados. Para a seleção da amostra seguiu-se os critérios: conter expressamente no título e/ou nas palavras-chave do trabalho a expressão “Mapas Conceituais” em conjunto dos termos “Física”, “Química” e “Biologia”. Após o levantamento dos dados, utilizou-se dos processos de codificação, categorização e tratamento dos elementos da “Análise de Conteúdos” sistematizados por Bardin, possibilitando organizar os seguintes agrupamentos categoriais: Tipologias de Pesquisa, Níveis de Escolaridade; Áreas de Ensino. De modo geral, os trabalhos encontrados nas atas do evento evidenciam que o uso de MC no Ensino de Ciências tem sido efetivados de forma mais enfática no Ensino de Biologia, envolvendo principalmente a educação Básica, e, publicados no evento com caráter de relato de experiência. Apesar dos Mapas Conceituais serem amplamente utilizado nas diversas áreas do conhecimento, verifica-se um ínfimo número de trabalhos abordando a temática “ensino de Ciências” nas publicações dos ENPEC’S, um dos eventos bem conceituados e de “peso acadêmico” dessa área de pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.