Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEER INSTRUCTION: UMA METODOLOGIA EFICIENTE NO ENSINO DE ASTRONOMIA

Palavra-chaves: ENSINO, PEER INSTRUCTION, ASTRONOMIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Astronomia é considerada a mais antiga das Ciências e seus conteúdos podem auxiliar na construção do conhecimento e da visão de mundo do estudante. Entretanto, apesar da grande relevância do ensino de astronomia muitas vezes as informações são repassadas de modo incompleto, pois a maioria dos professores que trabalham no Ensino Fundamental não tem disciplinas relativas ao conteúdo de Astronomia em seus históricos como alunos durante a graduação. Frente a estes desafios para facilitar e promover o aprendizado de maneira mais significativa é necessário o desenvolvimento de metodologias, pensadas de forma que a aprendizagem conte com um processo de construção de significados. Neste contexto, o Peer Instruction como metodologia facilita e promove o ensino de Astronomia de forma mais significativa. O Peer Instruction ou “Instrução pelos Pares” é um método onde o professor limita a exposição inicial de um conteúdo e então apresenta um Teste Conceitual a ser respondido individualmente. A metodologia Peer Instruction foi replicada no curso de Licenciatura em Física da UFRRJ, com estudantes "calouros", como parte das atividades de pesquisa do Programa de Ensino Tutorial de Física (PET - Física) que tem como objetivo auxiliar os calouros através de aulas de reforço, nas quais são abordados conceitos de matemática e física. Inicialmente os alunos foram submetidos a afirmativas relacionadas ao tema Astronomia. As afirmativas, por sua vez, foram escolhidas de forma que abordassem parte do conteúdo previsto pelos PCN, garantindo a possibilidade de que tais conceitos já tinham sido abordados durante o Ensino Médio. Para auxiliar no controle de obtenção das respostas, foram utilizados cartões de três cores distintas, nos quais: vermelho representando a afirmativa incorreta; amarelo representando dúvida quanto à veracidade da afirmativa; verde representando a afirmativa correta. Além disso, foi elaborada uma folha de controle na qual cada afirmação poderia ser analisada para que os autores tivessem o controle de qual afirmativa seria realizada a dinâmica de grupo. Os alunos apresentaram grande satisfação em debater as afirmativas, dando justificativas pautadas em conceitos físicos, sanando dúvidas entre si e alguns deles aprendendo conceitos novos. Portanto, frente aos resultados positivos observados durante a dinâmica de grupo se observou que o Peer Instruction é uma ferramenta metodológica rica e eficiente para o processo de ensino e aprendizagem de Astronomia.

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