Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA APLICADAS AO ENEM NA MODALIDADE EAD – RELATO DE CASO

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38318
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 865
    "inscrito_id" => 12
    "titulo" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA APLICADAS AO ENEM NA MODALIDADE EAD – RELATO DE CASO"
    "resumo" => "O presente trabalho engloba a grande importância que o laboratório de Química tem no cenário educacional, constituindo parte fundamental do ambiente de aprendizagem, facilitando tal processo através de experiências concretas. Para isso a formação continuada de professores da área se torna imprescindível, pois de nada adianta o ambiente equipado sem a formação laboratorial do profissional, que é o responsável por repassar esses conhecimentos. O trabalho em questão é um relato do curso Práticas Experimentais de Química Aplicadas ao ENEM oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED) na modalidade a distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVACED) no segundo semestre de 2017. O curso teve ainda o intuito de desenvolver práticas pedagógicas que podem ser utilizadas nos laboratórios de Química das Escolas Públicas Estaduais, para que haja uma atuação condizente com as normas de segurança na utilização do ambiente, abordando em conjunto atividades lúdicas, experimentos de Química com material de baixo custo e a utilização de softwares pedagógicos de simulações interativas, onde os cursistas tiveram a oportunidade de construir conhecimento sobre as temáticas abordadas, estruturar o planejamento das atividades afins e proporcionar possibilidades e viabilização de incumbências do Laboratório nas Escolas, contextualizando tais práticas com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este curso disponibilizou 356 vagas, todas direcionadas a professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará, com carga horária de 120 horas, e atendeu a todas as vinte e uma Coordenadorias Regionais de Educação (CREDEs) do Estado do Ceará."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID12_06092017151328.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÚLIO FLÁVIO DE VASCONCELLOS"
    "autor_nome_curto" => "TÚLIO "
    "autor_email" => "tulioflaviovasco@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38318
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 865
    "inscrito_id" => 12
    "titulo" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA APLICADAS AO ENEM NA MODALIDADE EAD – RELATO DE CASO"
    "resumo" => "O presente trabalho engloba a grande importância que o laboratório de Química tem no cenário educacional, constituindo parte fundamental do ambiente de aprendizagem, facilitando tal processo através de experiências concretas. Para isso a formação continuada de professores da área se torna imprescindível, pois de nada adianta o ambiente equipado sem a formação laboratorial do profissional, que é o responsável por repassar esses conhecimentos. O trabalho em questão é um relato do curso Práticas Experimentais de Química Aplicadas ao ENEM oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED) na modalidade a distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVACED) no segundo semestre de 2017. O curso teve ainda o intuito de desenvolver práticas pedagógicas que podem ser utilizadas nos laboratórios de Química das Escolas Públicas Estaduais, para que haja uma atuação condizente com as normas de segurança na utilização do ambiente, abordando em conjunto atividades lúdicas, experimentos de Química com material de baixo custo e a utilização de softwares pedagógicos de simulações interativas, onde os cursistas tiveram a oportunidade de construir conhecimento sobre as temáticas abordadas, estruturar o planejamento das atividades afins e proporcionar possibilidades e viabilização de incumbências do Laboratório nas Escolas, contextualizando tais práticas com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este curso disponibilizou 356 vagas, todas direcionadas a professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará, com carga horária de 120 horas, e atendeu a todas as vinte e uma Coordenadorias Regionais de Educação (CREDEs) do Estado do Ceará."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID12_06092017151328.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÚLIO FLÁVIO DE VASCONCELLOS"
    "autor_nome_curto" => "TÚLIO "
    "autor_email" => "tulioflaviovasco@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho engloba a grande importância que o laboratório de Química tem no cenário educacional, constituindo parte fundamental do ambiente de aprendizagem, facilitando tal processo através de experiências concretas. Para isso a formação continuada de professores da área se torna imprescindível, pois de nada adianta o ambiente equipado sem a formação laboratorial do profissional, que é o responsável por repassar esses conhecimentos. O trabalho em questão é um relato do curso Práticas Experimentais de Química Aplicadas ao ENEM oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED) na modalidade a distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVACED) no segundo semestre de 2017. O curso teve ainda o intuito de desenvolver práticas pedagógicas que podem ser utilizadas nos laboratórios de Química das Escolas Públicas Estaduais, para que haja uma atuação condizente com as normas de segurança na utilização do ambiente, abordando em conjunto atividades lúdicas, experimentos de Química com material de baixo custo e a utilização de softwares pedagógicos de simulações interativas, onde os cursistas tiveram a oportunidade de construir conhecimento sobre as temáticas abordadas, estruturar o planejamento das atividades afins e proporcionar possibilidades e viabilização de incumbências do Laboratório nas Escolas, contextualizando tais práticas com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este curso disponibilizou 356 vagas, todas direcionadas a professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará, com carga horária de 120 horas, e atendeu a todas as vinte e uma Coordenadorias Regionais de Educação (CREDEs) do Estado do Ceará.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.