O presente trabalho engloba a grande importância que o laboratório de Química tem no cenário educacional, constituindo parte fundamental do ambiente de aprendizagem, facilitando tal processo através de experiências concretas. Para isso a formação continuada de professores da área se torna imprescindível, pois de nada adianta o ambiente equipado sem a formação laboratorial do profissional, que é o responsável por repassar esses conhecimentos. O trabalho em questão é um relato do curso Práticas Experimentais de Química Aplicadas ao ENEM oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED) na modalidade a distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVACED) no segundo semestre de 2017. O curso teve ainda o intuito de desenvolver práticas pedagógicas que podem ser utilizadas nos laboratórios de Química das Escolas Públicas Estaduais, para que haja uma atuação condizente com as normas de segurança na utilização do ambiente, abordando em conjunto atividades lúdicas, experimentos de Química com material de baixo custo e a utilização de softwares pedagógicos de simulações interativas, onde os cursistas tiveram a oportunidade de construir conhecimento sobre as temáticas abordadas, estruturar o planejamento das atividades afins e proporcionar possibilidades e viabilização de incumbências do Laboratório nas Escolas, contextualizando tais práticas com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este curso disponibilizou 356 vagas, todas direcionadas a professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará, com carga horária de 120 horas, e atendeu a todas as vinte e uma Coordenadorias Regionais de Educação (CREDEs) do Estado do Ceará.