Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Palavra-chaves: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38154
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2936
    "inscrito_id" => 6335
    "titulo" => "PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "O projeto de extensão constitui-se num grupo estudos com professoras atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas de Londrina. Tem como objetivo refletir sobre temáticas, concepções e problemas concernentes ao pensamento de Paulo Freire e sua contribuição para a prática educativa docente, a partir do enfoque filosófico. A relevância do pensamento Freiriano no cenário da educação brasileira, especialmente no âmbito de atuação da EJA, é de reconhecimento público e acadêmico. Entende-se que o enfoque filosófico como integrante do debate em torno da área de filosofia e educação no Brasil. Após pesquisa bibliográfica, foram selecionados livros do autor em tela conforme o interesse dos profissionais envolvidos. Os encontros ocorrem a cada quinze dias onde são realizados os estudos a partir do material selecionado. Desse modo, os participantes vão identificando na leitura dos textos, temáticas que evidenciam a discussão filosófica em torno do pensamento do autor. O projeto prevê a realização de eventos anuais abertos à comunidade interna e externa onde serão aprofundadas as questões levantadas/analisadas pelo grupo. O espaço de formação continuada revela-se na perspectiva proposta por Freire: uma atividade educativa pautada pelo diálogo. Por isso o grupo de estudos foi composto por 15 professores e estudantes dos Cursos de Pedagogia e Licenciaturas da UEL. Em termos de resultados, o projeto está em sua fase inicial. Espera-se que na sua trajetória, tal experiência permita aos integrantes o conhecimento do pensamento Freiriano e suas contribuições para pensar um processo educativo diferenciado e, ainda, oxigenar o debate filosófico no campo educativo. Por fim, quer colaborar para o estreitamento do trabalho acadêmico da Universidade para a prática educativa desenvolvida por professores e professoras que atuam nas escolas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID6335_28092017103349.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMAR APARECIDO ALTRAN"
    "autor_nome_curto" => "GILMAR"
    "autor_email" => "altran@uel.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38154
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2936
    "inscrito_id" => 6335
    "titulo" => "PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "O projeto de extensão constitui-se num grupo estudos com professoras atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas de Londrina. Tem como objetivo refletir sobre temáticas, concepções e problemas concernentes ao pensamento de Paulo Freire e sua contribuição para a prática educativa docente, a partir do enfoque filosófico. A relevância do pensamento Freiriano no cenário da educação brasileira, especialmente no âmbito de atuação da EJA, é de reconhecimento público e acadêmico. Entende-se que o enfoque filosófico como integrante do debate em torno da área de filosofia e educação no Brasil. Após pesquisa bibliográfica, foram selecionados livros do autor em tela conforme o interesse dos profissionais envolvidos. Os encontros ocorrem a cada quinze dias onde são realizados os estudos a partir do material selecionado. Desse modo, os participantes vão identificando na leitura dos textos, temáticas que evidenciam a discussão filosófica em torno do pensamento do autor. O projeto prevê a realização de eventos anuais abertos à comunidade interna e externa onde serão aprofundadas as questões levantadas/analisadas pelo grupo. O espaço de formação continuada revela-se na perspectiva proposta por Freire: uma atividade educativa pautada pelo diálogo. Por isso o grupo de estudos foi composto por 15 professores e estudantes dos Cursos de Pedagogia e Licenciaturas da UEL. Em termos de resultados, o projeto está em sua fase inicial. Espera-se que na sua trajetória, tal experiência permita aos integrantes o conhecimento do pensamento Freiriano e suas contribuições para pensar um processo educativo diferenciado e, ainda, oxigenar o debate filosófico no campo educativo. Por fim, quer colaborar para o estreitamento do trabalho acadêmico da Universidade para a prática educativa desenvolvida por professores e professoras que atuam nas escolas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID6335_28092017103349.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMAR APARECIDO ALTRAN"
    "autor_nome_curto" => "GILMAR"
    "autor_email" => "altran@uel.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O projeto de extensão constitui-se num grupo estudos com professoras atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas de Londrina. Tem como objetivo refletir sobre temáticas, concepções e problemas concernentes ao pensamento de Paulo Freire e sua contribuição para a prática educativa docente, a partir do enfoque filosófico. A relevância do pensamento Freiriano no cenário da educação brasileira, especialmente no âmbito de atuação da EJA, é de reconhecimento público e acadêmico. Entende-se que o enfoque filosófico como integrante do debate em torno da área de filosofia e educação no Brasil. Após pesquisa bibliográfica, foram selecionados livros do autor em tela conforme o interesse dos profissionais envolvidos. Os encontros ocorrem a cada quinze dias onde são realizados os estudos a partir do material selecionado. Desse modo, os participantes vão identificando na leitura dos textos, temáticas que evidenciam a discussão filosófica em torno do pensamento do autor. O projeto prevê a realização de eventos anuais abertos à comunidade interna e externa onde serão aprofundadas as questões levantadas/analisadas pelo grupo. O espaço de formação continuada revela-se na perspectiva proposta por Freire: uma atividade educativa pautada pelo diálogo. Por isso o grupo de estudos foi composto por 15 professores e estudantes dos Cursos de Pedagogia e Licenciaturas da UEL. Em termos de resultados, o projeto está em sua fase inicial. Espera-se que na sua trajetória, tal experiência permita aos integrantes o conhecimento do pensamento Freiriano e suas contribuições para pensar um processo educativo diferenciado e, ainda, oxigenar o debate filosófico no campo educativo. Por fim, quer colaborar para o estreitamento do trabalho acadêmico da Universidade para a prática educativa desenvolvida por professores e professoras que atuam nas escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.