As contribuições do educador Paulo Freire para a sociedade brasileira e para o mundo foram inegáveis e incontáveis. Muitas práticas na educação e outras áreas baseiam-se nos ditos e escritos do autor para embasar suas práxis. Percebe-se as influências de Freire também dentro dos movimentos populares que buscam por meio de uma educação popular, conscientizadora e transformadora, lutar com o povo em prol da libertação da opressão social, decorrentes do atual sistema brasileiro. Nesse sentido o presente trabalho tem por objetivo entender as influências da educação popular dissertada por Paulo Freire dentro do movimento popular Levante Popular da Juventude. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, onde realizou-se o levantamento das produções científicas, seleção do material, fichamento e análise e interpretação das informações. O trabalho torna-se relevante pois embasa a prática do movimento popular e reafirma sua relação com um teórico de extrema importância para as transformações sociais, uma vez que não tendo muita produção científica sobre o Levante Popular da Juventude entende-se como uma contribuição para o aporte teórico do movimento popular. Conclui-se que a educação popular descrita por Freire é percebida dentro do movimento quando o mesmo age por uma prática conscientizadora, libertadora, verdadeira, que procura dar voz ao povo dos centros urbanos, favelas, periferias e do campo. O movimento assim como a educação popular e trabalhando com ela busca humanizar os sujeitos oprimidos para que eles saiam da zona de coisificação realizada pelos opressores e se vejam como capaz de transformar a sociedade em busca de um mundo melhor.