Este trabalho teve por objetivo análisar a formulação da política educacional no município de Tracunhaém-PE. Identificar assim se o município optou ou não por organizar o seu sistema de ensino próprio. Contudo foi verificado que o município elaborou o Plano Municipal de Educação (PME) ,visto que o mesmo elaborou-o de acordo com a Lei de Diretrizes e bases (LDB) que enfatiza a importância da realização com ampla participação de representantes da comunidade educacional e da sociedade civil . Esta pesquisa foi de caráter exploratória, de abordagem qualitativa, com trabalho de campo , onde fundamentou-se em uma entrevista com a Secretária de Educação do Município de Tracunhaém . O mesmo não organizou o próprio Sistema Municipal de Ensino permitido pela LDB. Pelo que foi observado os número de metas e maiores desafios do PME. O PME de Tracunhaém é constituído por 20 metas, que tratam de educação infantil, IDEB, educação inclusiva, entre outros. Sobretudo observou-se que as 10 primeiras metas são as mais desafiadoras , dentre essas a 8,9 e 10 correspondem ao EJA onde acontece corriqueiramente a evasão escolar. O Plano Municipal de Educação foi elaborado de acordo com o PNE,onde socializa a importância da realização de fóruns e uma Conferência, envolvendo participação da sociedade civil como vários segmentos das esferas educacional, religiosa, em várias esferas públicas. Podemos concluir que o município esta de acordo com o PNE e a LDB contudo o mesmo não possui um sistema próprio de ensino sendo assim utilizado o sistema estadual de ensino que no caso aplicasse a Pernambuco que é o estado referido a pesquisa.