Este trabalho é resultado de um estudo realizado na disciplina de Religião e Educação na América Latina do programa de pós-graduação em Teologia da Faculdade EST- Escola Superior de Teologia. O principal objetivo desta pesquisa é analisar quais as principais conquistas e os principais entraves na Educação de Jovens e Adultos na educação brasileira. A trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos mostra que desde seu início a EJA passou por inúmeras mudanças legais e estruturais. E que em cada momento essas mudanças estiveram, de alguma forma, ligadas ao tipo de organização social da época e, portanto, às necessidades dessa clientela. Não se pode negar que apesar dos entraves, nessa modalidade de ensino houve avanços significativos no decorrer da história, no entanto ainda há muito que percorrer para que os alunos da EJA possam receber uma educação de qualidade. A temática foi escolhida a partir do problema: Quais os principais entraves e possibilidades da Educação de Jovens e Adultos? Buscando responder este e outros questionamentos é que o trabalho foi estruturado. Este trabalho foi elaborado a partir de discussões e reflexões feitas na sala de aula como também leituras e estudos de obras de autores que debatem o tema em questão, utilizando a pesquisa bibliográfica e, portanto exploratória, que possibilita maior estudo sobre a EJA no Brasil. O resultado constatado aponta muitas conquistas, principalmente em termos de legislação na Educação de Jovens e Adultos, mas ainda existe muito entraves para que as políticas da EJA sejam verdadeiramente efetivadas.