Émile Jaques – Dalcroze (1865 – 1950) e Carl Orff (1895 – 1982), foram pioneiros em conceber o corpo, bem como jogos e brincadeiras que envolvam a expressão, o movimento e o ritmo como essenciais na construção de suas propostas metodológicas. Dalcroze e Orff propõe metodologias para um ensino da linguagem musical que permeia a sensibilização do corpo com vivências “musicorporais” e por meio destas vivências entre música e movimento, estabelecer conhecimento musical. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Kunz (2005), dentre outros autores que discutem a Educação Física escolar, destacam as atividades rítmicas e expressivas como conteúdo importante para à formação integral do indivíduo. Ao compreender que a aula de Educação Física pode proporcionar experiências corporais que envolvam o educando para além da dimensão técnico-cientifica (BETTI e BETTI; 1997), o presente estudo, justifica-se pela importância da reflexão sobre possíveis desdobramentos do conteúdo de atividades rítmicas e expressivas na aula de Educação Física por meio das pedagogias musicais de Dalcroze e Orff, tendo em vista a importância deste conteúdo para o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo da criança. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa na qual buscou-se analisar possibilidades metodológicas de atividades educativas com o conteúdo atividades rítmicas e expressivas durante a aula de Educação Física orientados pela pedagogia de Émile Jaques-Dalcroze e Carl Orff, e ainda, identificar quais aspectos procedimentais referentes as atividades rítmicas e expressivas podem ser trabalhadas na aula de Educação Física, e averiguar se os alunos acolhem a proposta deste ensino. Realizou-se a investigação com 26 alunos do 5° ano vespertino, do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da região do Coxipó, na Cidade de Cuiabá/MT. Foram desenvolvidas quatro aulas, com duração de 100 minutos cada, uma vez por semana, durante um mês. Este período dedicou-se a lecionar aulas direcionadas para sensibilizar a percepção rítmica corpórea, estimular o processo de escuta e promover o movimento expressivo por meio das abordagens citadas. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a observação participante, que foi orientada pela construção de uma Matriz de Observação para perceber os aspectos procedimentais dos alunos para as atividades com expressão, movimento e ritmo. A mesma Matriz de Observação foi entregue à professora titular da disciplina que a preencheu com seus apontamentos ao final da intervenção. A discussão de resultados se deu por meio das informações registradas através dos instrumentos de coleta de dados, e a revisão de literatura apresentada no capítulo teórico. A intervenção permitiu perceber que a “Rítmica” de Émile Jaques-Dalcroze e o Orff-Schulwerk de Carl Orff, mostram-se como possibilidades a serem incluídas nas aulas de Educação Física no que se refere aos objetivos e conteúdo das atividades rítmicas com movimento e expressão corporal; para que, ritmo, movimento, expressão, sensibilidade e música sejam vividos pelas crianças com inteireza, mediante experiência pessoal ativa. Por fim, destaca-se que os que os educandos acolheram com disposição e alegria a proposta.