Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DIMENSIONAL COMO BASE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, EQUAÇÕES, UNIDADES DE MEDIDA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35814 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2935 "inscrito_id" => 2902 "titulo" => "ANÁLISE DIMENSIONAL COMO BASE NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A análise dimensional é aplicada em todas as ciências naturais, pois estuda quantidades físicas, químicas ou biológicas com ênfase em suas unidades de medida. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo da análise dimensional no ensino de ciências. Através da aplicação de questionários percebeu-se que apenas 3,85% e 7,89% dos entrevistados conseguiram relacionar as unidades dimensionais e o princípio da homogeneidade aplicado a fórmulas. O trabalho mostrou que os estudantes entrevistados não estão capacitados ao uso desta técnica que facilita aprendizagem, possibilitando a converter unidades e derivação de fórmulas.A análise dimensional é aplicada em todas as ciências naturais, pois estuda quantidades físicas, químicas ou biológicas com ênfase em suas unidades de medida. E" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EQUAÇÕES, UNIDADES DE MEDIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2902_28092017100824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA FERREIRA CORREIA FILHA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "franciscafcf6@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35814 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2935 "inscrito_id" => 2902 "titulo" => "ANÁLISE DIMENSIONAL COMO BASE NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A análise dimensional é aplicada em todas as ciências naturais, pois estuda quantidades físicas, químicas ou biológicas com ênfase em suas unidades de medida. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo da análise dimensional no ensino de ciências. Através da aplicação de questionários percebeu-se que apenas 3,85% e 7,89% dos entrevistados conseguiram relacionar as unidades dimensionais e o princípio da homogeneidade aplicado a fórmulas. O trabalho mostrou que os estudantes entrevistados não estão capacitados ao uso desta técnica que facilita aprendizagem, possibilitando a converter unidades e derivação de fórmulas.A análise dimensional é aplicada em todas as ciências naturais, pois estuda quantidades físicas, químicas ou biológicas com ênfase em suas unidades de medida. E" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EQUAÇÕES, UNIDADES DE MEDIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2902_28092017100824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA FERREIRA CORREIA FILHA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "franciscafcf6@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A análise dimensional é aplicada em todas as ciências naturais, pois estuda quantidades físicas, químicas ou biológicas com ênfase em suas unidades de medida. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo da análise dimensional no ensino de ciências. Através da aplicação de questionários percebeu-se que apenas 3,85% e 7,89% dos entrevistados conseguiram relacionar as unidades dimensionais e o princípio da homogeneidade aplicado a fórmulas. O trabalho mostrou que os estudantes entrevistados não estão capacitados ao uso desta técnica que facilita aprendizagem, possibilitando a converter unidades e derivação de fórmulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.