Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: EXPERIÊNCIA HISTÓRICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE

Palavra-chaves: DESENVOLVIMENTO REGIONAL, EXPERIÊNCIA ESCOLAR, REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE. Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36592 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3625 "inscrito_id" => 7817 "titulo" => "EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: EXPERIÊNCIA HISTÓRICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE" "resumo" => "Nos últimos anos, as discussões sobre o desenvolvimento regional têm sido fomentadas com cada vez mais frequência por pesquisadores e instituições que, visualizam características regionais como princípio básico para a promoção do desenvolvimento. Entre os aspectos considerados nesse processo, destaca-se a educação. Por meio desse entendimento, o estudo objetivou analisar práticas educativas como ferramenta de fomento ao desenvolvimento regional, a partir de análises pertinentes à experiência histórica, de uma escola pública, localizada na Região Metropolitana do Cariri Cearense. A metodologia da pesquisa, de base qualitativa, tomou a concepção da pesquisa participante. Foi efetivada durante o segundo semestre de 2017, com análises de documentos, estudos bibliográficos e avaliações qualitativas. Constatou-se que, a escola pesquisada possui quatro décadas de atuação e significativa representatividade territorial contemplando estudantes de diferentes classes sociais. Nesse sentido, foi evidenciado que, a instituição passou por consideráveis mudanças influenciadas por políticas públicas nacionais e provenientes de propostas educativas estaduais e regionais. Embora a instituição tenha aderido a diferentes perspectivas do ensino aprendizagem, valoriza características históricas e ações desempenhadas por diferentes atores que contribuíram com as conquistas da instituição. Atualmente, caracteriza-se como uma das escolas públicas mais representativas da Região Metropolitana do Cariri, em número de estudantes e fomento a atividades científicas fundamentadas em questões regionais, ressalta-se ainda, a inserção de egressos nos diferentes setores econômicos e sociais da região. Por fim, salienta-se a necessária valorização dos aspectos históricos que fazem parte das instituições de ensino, com vista a refletir sobre práticas exitosas e características que devem ser superadas, a fim de fomentar o desenvolvimento regional em suas diferentes perspectivas.Nos últimos anos, as discussões sobre o desenvolvimento regional têm sido fomentadas com cada vez mais frequência por pesquisadores e instituições que, visualiz" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO REGIONAL, EXPERIÊNCIA ESCOLAR, REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID7817_14102017223352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MÁRIO DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO MÁRIO" "autor_email" => "fcomariojrnl@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36592 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3625 "inscrito_id" => 7817 "titulo" => "EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: EXPERIÊNCIA HISTÓRICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE" "resumo" => "Nos últimos anos, as discussões sobre o desenvolvimento regional têm sido fomentadas com cada vez mais frequência por pesquisadores e instituições que, visualizam características regionais como princípio básico para a promoção do desenvolvimento. Entre os aspectos considerados nesse processo, destaca-se a educação. Por meio desse entendimento, o estudo objetivou analisar práticas educativas como ferramenta de fomento ao desenvolvimento regional, a partir de análises pertinentes à experiência histórica, de uma escola pública, localizada na Região Metropolitana do Cariri Cearense. A metodologia da pesquisa, de base qualitativa, tomou a concepção da pesquisa participante. Foi efetivada durante o segundo semestre de 2017, com análises de documentos, estudos bibliográficos e avaliações qualitativas. Constatou-se que, a escola pesquisada possui quatro décadas de atuação e significativa representatividade territorial contemplando estudantes de diferentes classes sociais. Nesse sentido, foi evidenciado que, a instituição passou por consideráveis mudanças influenciadas por políticas públicas nacionais e provenientes de propostas educativas estaduais e regionais. Embora a instituição tenha aderido a diferentes perspectivas do ensino aprendizagem, valoriza características históricas e ações desempenhadas por diferentes atores que contribuíram com as conquistas da instituição. Atualmente, caracteriza-se como uma das escolas públicas mais representativas da Região Metropolitana do Cariri, em número de estudantes e fomento a atividades científicas fundamentadas em questões regionais, ressalta-se ainda, a inserção de egressos nos diferentes setores econômicos e sociais da região. Por fim, salienta-se a necessária valorização dos aspectos históricos que fazem parte das instituições de ensino, com vista a refletir sobre práticas exitosas e características que devem ser superadas, a fim de fomentar o desenvolvimento regional em suas diferentes perspectivas.Nos últimos anos, as discussões sobre o desenvolvimento regional têm sido fomentadas com cada vez mais frequência por pesquisadores e instituições que, visualiz" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO REGIONAL, EXPERIÊNCIA ESCOLAR, REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID7817_14102017223352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MÁRIO DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO MÁRIO" "autor_email" => "fcomariojrnl@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Nos últimos anos, as discussões sobre o desenvolvimento regional têm sido fomentadas com cada vez mais frequência por pesquisadores e instituições que, visualizam características regionais como princípio básico para a promoção do desenvolvimento. Entre os aspectos considerados nesse processo, destaca-se a educação. Por meio desse entendimento, o estudo objetivou analisar práticas educativas como ferramenta de fomento ao desenvolvimento regional, a partir de análises pertinentes à experiência histórica, de uma escola pública, localizada na Região Metropolitana do Cariri Cearense. A metodologia da pesquisa, de base qualitativa, tomou a concepção da pesquisa participante. Foi efetivada durante o segundo semestre de 2017, com análises de documentos, estudos bibliográficos e avaliações qualitativas. Constatou-se que, a escola pesquisada possui quatro décadas de atuação e significativa representatividade territorial contemplando estudantes de diferentes classes sociais. Nesse sentido, foi evidenciado que, a instituição passou por consideráveis mudanças influenciadas por políticas públicas nacionais e provenientes de propostas educativas estaduais e regionais. Embora a instituição tenha aderido a diferentes perspectivas do ensino aprendizagem, valoriza características históricas e ações desempenhadas por diferentes atores que contribuíram com as conquistas da instituição. Atualmente, caracteriza-se como uma das escolas públicas mais representativas da Região Metropolitana do Cariri, em número de estudantes e fomento a atividades científicas fundamentadas em questões regionais, ressalta-se ainda, a inserção de egressos nos diferentes setores econômicos e sociais da região. Por fim, salienta-se a necessária valorização dos aspectos históricos que fazem parte das instituições de ensino, com vista a refletir sobre práticas exitosas e características que devem ser superadas, a fim de fomentar o desenvolvimento regional em suas diferentes perspectivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.