Nos últimos anos, as discussões sobre o desenvolvimento regional têm sido fomentadas com cada vez mais frequência por pesquisadores e instituições que, visualizam características regionais como princípio básico para a promoção do desenvolvimento. Entre os aspectos considerados nesse processo, destaca-se a educação. Por meio desse entendimento, o estudo objetivou analisar práticas educativas como ferramenta de fomento ao desenvolvimento regional, a partir de análises pertinentes à experiência histórica, de uma escola pública, localizada na Região Metropolitana do Cariri Cearense. A metodologia da pesquisa, de base qualitativa, tomou a concepção da pesquisa participante. Foi efetivada durante o segundo semestre de 2017, com análises de documentos, estudos bibliográficos e avaliações qualitativas. Constatou-se que, a escola pesquisada possui quatro décadas de atuação e significativa representatividade territorial contemplando estudantes de diferentes classes sociais. Nesse sentido, foi evidenciado que, a instituição passou por consideráveis mudanças influenciadas por políticas públicas nacionais e provenientes de propostas educativas estaduais e regionais. Embora a instituição tenha aderido a diferentes perspectivas do ensino aprendizagem, valoriza características históricas e ações desempenhadas por diferentes atores que contribuíram com as conquistas da instituição. Atualmente, caracteriza-se como uma das escolas públicas mais representativas da Região Metropolitana do Cariri, em número de estudantes e fomento a atividades científicas fundamentadas em questões regionais, ressalta-se ainda, a inserção de egressos nos diferentes setores econômicos e sociais da região. Por fim, salienta-se a necessária valorização dos aspectos históricos que fazem parte das instituições de ensino, com vista a refletir sobre práticas exitosas e características que devem ser superadas, a fim de fomentar o desenvolvimento regional em suas diferentes perspectivas.