O presente trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida na disciplina Alfabetização e Letramento do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão - Delmiro Gouveia. Esta pesquisa foi realizada numa escola pública municipal situada na cidade de Mata Grande - AL, tendo como público alvo uma turma de terceiro ano do ensino fundamental I. A pesquisa foi de cunho qualitativo e contou com uma entrevista semiestruturada com uma professora da rede pública de ensino, com base na prática alfabetizadora e no desenvolvimento de seus alunos, quanto a alfabetização, e análise de algumas atividades de dois alunos. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo geral analisar os limites, as dificuldades e os desafios do professor alfabetizador nos dias atuais. Os resultados mostraram que as dificuldades encontradas estão consolidadas no método do ensino tradicional, além disso, conseguimos perceber a necessidade de implementação de políticas públicas no processo de formação continuada para o alcance da boa qualidade do, ensino/aprendizagem, podemos destacar também que a problemática em torno das dificuldades de alfabetização não parte apenas do pressuposto de um bom profissional da educação, mas também de todo contexto social, no qual os alunos estão inseridos, pois a escola não funciona como parte excluída da sociedade, e esses fatores sociais se aglomeram em dificuldades na prática do professor alfabetizador. Desse modo, compreende-se que a educação brasileira e principalmente, a educação alagoana, necessita de práticas inovadoras no processo de ensino e aprendizagem sobre a alfabetização, pois diante do estudo foi possível perceber a fragilidade do processo de formação continuada para os docentes alfabetizadores.