O estudo dos processos de geração, transmissão, distribuição e comercialização da energia elétrica através da inserção de atividades experimentais, de pesquisa, visitas a espaços de divulgação científica e seminários têm contribuído muito na construção de um processo de ensino-aprendizagem científico, problematizador e significativo. A inserção desta temática na grade curricular de turmas da 3º série do ensino médio justifica-se pela importância das questões energéticas, no que diz respeito a consumo, geração e conservação em nosso país, além de propiciar uma aprendizagem protagonizadora, por parte dos estudantes participantes. A situação-problema geradora deste projeto foi a falta de conhecimento do cálculo do consumo de energia elétrica e na leitura e interpretação da conta de energia elétrica, habilidades fundamentais nos dias de hoje. Para percorrer a trilha de uma experiência educacional prática e bipolarizada, nos apoiamos em (VILATORRE, HIGA, TYCHANOWICZ, 2009) ao propor um ensino de ciências baseado em diversas experiências de aprendizagem; (ASTOLFI, DEVELAY, 2009) na importância de uma alfabetização científica e (PERRENOUD, 2000) na aquisição de competências e habilidades para uma formação cidadã e crítica. O projeto foi realizado em um bairro periférico da capital paraibana, João Pessoa, com três turmas da 3º série do ensino médio. Realizamos uma pesquisa pré-projeto com a aplicação de um questionário para o conhecimento de saberes pré-existentes e elaboração/ajustamento das atividades propostas no projeto. Identificamos durante a execução do projeto e após o encerramento um processo de ensino-aprendizagem com a presença do protagonismo juvenil, de uma alfabetização científica problematizadora, do trabalho de pesquisa em grupo, da criticidade na tomada de decisões, bem como na mediação dada pelo professor caracterizando uma experiência educacional bipolarizada.