Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DO LED NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: LED, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35848 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2225 "inscrito_id" => 7898 "titulo" => "APLICAÇÃO DO LED NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "A necessidade de apresentar um estudo dos LEDs no ensino de Física de uma forma diferenciada e mais atrativa aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo a importância da união da teoria com a experimentação, com objetivo de fortalecer o aprendizado dos alunos de maneira participativa, Através da aula complementar executada com alunos do 3º ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Rio Caeté, no município de Bragança-PA, dentro do projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), utilizando como ferramenta o questionário de caráter qualitativo observamos que o aluno tem desmotivação e dificuldades na aprendizagem tradicional com muita carência de informação sobre conceitos básicos de Eletricidade, principalmente no seu cotidiano e vê na utilização da simulação, experimentação e aplicações no dia a dia uma forma dinâmica e diferenciada para aprender, essa constatação levou-nos a busca de opções para resolver determinados problemas a partir da troca de ideias com colegas, inclusive os próprios alunos jugam que seria importante que os professores usufruíssem dessa ferramenta em suas aulas. Vemos que a experimentação, bem como a aplicação do LED de forma a conscientizar sobre os seus benefícios no consumo de energia é uma ferramenta que contribui para o processo ensino-aprendizagem principalmente com a evolução da ciência e tecnologia com intuito de ampliar a concepção social do aluno neste contexto, permitindo que os alunos participem da construção do conhecimento e interagindo com os objetos de aprendizagem, com seus colegas e professores, a sua ausência, por variados motivos nas escolas, levam os alunos a apresentarem dificuldades no acompanhamento do conteúdo, não havendo uma aprendizagem significativa, dificultando a compreensão da ciência e o desenvolvimento escolar dos discentes.A necessidade de apresentar um estudo dos LEDs no ensino de Física de uma forma diferenciada e mais atrativa aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LED, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7898_11092017185045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILIANE DO SOCORRO COSTA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LEILIANE ARAÚJO" "autor_email" => "leilimegag@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35848 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2225 "inscrito_id" => 7898 "titulo" => "APLICAÇÃO DO LED NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "A necessidade de apresentar um estudo dos LEDs no ensino de Física de uma forma diferenciada e mais atrativa aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo a importância da união da teoria com a experimentação, com objetivo de fortalecer o aprendizado dos alunos de maneira participativa, Através da aula complementar executada com alunos do 3º ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Rio Caeté, no município de Bragança-PA, dentro do projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), utilizando como ferramenta o questionário de caráter qualitativo observamos que o aluno tem desmotivação e dificuldades na aprendizagem tradicional com muita carência de informação sobre conceitos básicos de Eletricidade, principalmente no seu cotidiano e vê na utilização da simulação, experimentação e aplicações no dia a dia uma forma dinâmica e diferenciada para aprender, essa constatação levou-nos a busca de opções para resolver determinados problemas a partir da troca de ideias com colegas, inclusive os próprios alunos jugam que seria importante que os professores usufruíssem dessa ferramenta em suas aulas. Vemos que a experimentação, bem como a aplicação do LED de forma a conscientizar sobre os seus benefícios no consumo de energia é uma ferramenta que contribui para o processo ensino-aprendizagem principalmente com a evolução da ciência e tecnologia com intuito de ampliar a concepção social do aluno neste contexto, permitindo que os alunos participem da construção do conhecimento e interagindo com os objetos de aprendizagem, com seus colegas e professores, a sua ausência, por variados motivos nas escolas, levam os alunos a apresentarem dificuldades no acompanhamento do conteúdo, não havendo uma aprendizagem significativa, dificultando a compreensão da ciência e o desenvolvimento escolar dos discentes.A necessidade de apresentar um estudo dos LEDs no ensino de Física de uma forma diferenciada e mais atrativa aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LED, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7898_11092017185045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILIANE DO SOCORRO COSTA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LEILIANE ARAÚJO" "autor_email" => "leilimegag@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A necessidade de apresentar um estudo dos LEDs no ensino de Física de uma forma diferenciada e mais atrativa aos alunos levou-nos a mostrar através deste artigo a importância da união da teoria com a experimentação, com objetivo de fortalecer o aprendizado dos alunos de maneira participativa, Através da aula complementar executada com alunos do 3º ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Rio Caeté, no município de Bragança-PA, dentro do projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), utilizando como ferramenta o questionário de caráter qualitativo observamos que o aluno tem desmotivação e dificuldades na aprendizagem tradicional com muita carência de informação sobre conceitos básicos de Eletricidade, principalmente no seu cotidiano e vê na utilização da simulação, experimentação e aplicações no dia a dia uma forma dinâmica e diferenciada para aprender, essa constatação levou-nos a busca de opções para resolver determinados problemas a partir da troca de ideias com colegas, inclusive os próprios alunos jugam que seria importante que os professores usufruíssem dessa ferramenta em suas aulas. Vemos que a experimentação, bem como a aplicação do LED de forma a conscientizar sobre os seus benefícios no consumo de energia é uma ferramenta que contribui para o processo ensino-aprendizagem principalmente com a evolução da ciência e tecnologia com intuito de ampliar a concepção social do aluno neste contexto, permitindo que os alunos participem da construção do conhecimento e interagindo com os objetos de aprendizagem, com seus colegas e professores, a sua ausência, por variados motivos nas escolas, levam os alunos a apresentarem dificuldades no acompanhamento do conteúdo, não havendo uma aprendizagem significativa, dificultando a compreensão da ciência e o desenvolvimento escolar dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.