Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA DO CFP: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO EXPECTATIVAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOGRAFIA, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38732
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4579
    "inscrito_id" => 5217
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA DO CFP: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO EXPECTATIVAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "Este trabalho busca compreende o processo de formação de professores em Geografia especificamente ao curso oferecido pelo Centro de Formação de Professores (CFP) Campus Cajazeiras, criado em 1979. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o método dialético considerando-se a dinamicidade da vida dos sujeitos entrevistados, pois segundo Lakatos (2010) na dialética as coisas não são analisadas na quantidade de objetos fixos, mas em movimento: nenhuma coisa está estática, encontrando-se sempre em vias de transformar, desenvolver. O fim de um processo é sempre o começo do outro, visto que o objeto de estudo desta pesquisa é algo que pode ser mudado ao longo do tempo.  Este trabalho vai mostrar a importância da práxis na formação docente, visto que no curso de Geografia do (CFP), é algo limitado aonde só veem ocorre à práxis a partir da segunda metade do curso e isso é bem evidente quando o aluno vai realizar os seus estágios, pois é a partir desse momento eles tem a possibilidade de colocar em prática algo que eles estudaram, e sentem a necessidade de fazer a articulação entre a teoria e a pratica, contribuindo assim para uma formação voltada para a um educação contextualizada.  Diante da pesquisa chagamos a conclusão de que o curso necessita de uma melhoria em sua grade curricular na qual possibilite ao discente uma maior interação entre a Universidade e Escola e que a prática não se restrinja apenas algumas disciplinas de cunho pedagógico, pois para que haja uma boa formação é necessário que os alunos compreendam a importância da articulação entre teoria e pratica e a reflexão sobre esses dois elos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOGRAFIA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5217_16102017225536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS SILVEIRA LACERDA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "franciscasilveiral@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38732
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4579
    "inscrito_id" => 5217
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA DO CFP: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO EXPECTATIVAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "Este trabalho busca compreende o processo de formação de professores em Geografia especificamente ao curso oferecido pelo Centro de Formação de Professores (CFP) Campus Cajazeiras, criado em 1979. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o método dialético considerando-se a dinamicidade da vida dos sujeitos entrevistados, pois segundo Lakatos (2010) na dialética as coisas não são analisadas na quantidade de objetos fixos, mas em movimento: nenhuma coisa está estática, encontrando-se sempre em vias de transformar, desenvolver. O fim de um processo é sempre o começo do outro, visto que o objeto de estudo desta pesquisa é algo que pode ser mudado ao longo do tempo.  Este trabalho vai mostrar a importância da práxis na formação docente, visto que no curso de Geografia do (CFP), é algo limitado aonde só veem ocorre à práxis a partir da segunda metade do curso e isso é bem evidente quando o aluno vai realizar os seus estágios, pois é a partir desse momento eles tem a possibilidade de colocar em prática algo que eles estudaram, e sentem a necessidade de fazer a articulação entre a teoria e a pratica, contribuindo assim para uma formação voltada para a um educação contextualizada.  Diante da pesquisa chagamos a conclusão de que o curso necessita de uma melhoria em sua grade curricular na qual possibilite ao discente uma maior interação entre a Universidade e Escola e que a prática não se restrinja apenas algumas disciplinas de cunho pedagógico, pois para que haja uma boa formação é necessário que os alunos compreendam a importância da articulação entre teoria e pratica e a reflexão sobre esses dois elos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOGRAFIA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5217_16102017225536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS SILVEIRA LACERDA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "franciscasilveiral@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho busca compreende o processo de formação de professores em Geografia especificamente ao curso oferecido pelo Centro de Formação de Professores (CFP) Campus Cajazeiras, criado em 1979. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o método dialético considerando-se a dinamicidade da vida dos sujeitos entrevistados, pois segundo Lakatos (2010) na dialética as coisas não são analisadas na quantidade de objetos fixos, mas em movimento: nenhuma coisa está estática, encontrando-se sempre em vias de transformar, desenvolver. O fim de um processo é sempre o começo do outro, visto que o objeto de estudo desta pesquisa é algo que pode ser mudado ao longo do tempo. Este trabalho vai mostrar a importância da práxis na formação docente, visto que no curso de Geografia do (CFP), é algo limitado aonde só veem ocorre à práxis a partir da segunda metade do curso e isso é bem evidente quando o aluno vai realizar os seus estágios, pois é a partir desse momento eles tem a possibilidade de colocar em prática algo que eles estudaram, e sentem a necessidade de fazer a articulação entre a teoria e a pratica, contribuindo assim para uma formação voltada para a um educação contextualizada. Diante da pesquisa chagamos a conclusão de que o curso necessita de uma melhoria em sua grade curricular na qual possibilite ao discente uma maior interação entre a Universidade e Escola e que a prática não se restrinja apenas algumas disciplinas de cunho pedagógico, pois para que haja uma boa formação é necessário que os alunos compreendam a importância da articulação entre teoria e pratica e a reflexão sobre esses dois elos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.