Este trabalho busca compreende o processo de formação de professores em Geografia especificamente ao curso oferecido pelo Centro de Formação de Professores (CFP) Campus Cajazeiras, criado em 1979. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o método dialético considerando-se a dinamicidade da vida dos sujeitos entrevistados, pois segundo Lakatos (2010) na dialética as coisas não são analisadas na quantidade de objetos fixos, mas em movimento: nenhuma coisa está estática, encontrando-se sempre em vias de transformar, desenvolver. O fim de um processo é sempre o começo do outro, visto que o objeto de estudo desta pesquisa é algo que pode ser mudado ao longo do tempo. Este trabalho vai mostrar a importância da práxis na formação docente, visto que no curso de Geografia do (CFP), é algo limitado aonde só veem ocorre à práxis a partir da segunda metade do curso e isso é bem evidente quando o aluno vai realizar os seus estágios, pois é a partir desse momento eles tem a possibilidade de colocar em prática algo que eles estudaram, e sentem a necessidade de fazer a articulação entre a teoria e a pratica, contribuindo assim para uma formação voltada para a um educação contextualizada. Diante da pesquisa chagamos a conclusão de que o curso necessita de uma melhoria em sua grade curricular na qual possibilite ao discente uma maior interação entre a Universidade e Escola e que a prática não se restrinja apenas algumas disciplinas de cunho pedagógico, pois para que haja uma boa formação é necessário que os alunos compreendam a importância da articulação entre teoria e pratica e a reflexão sobre esses dois elos.