O presente artigo tem como objetivo principal reconhecer o material didático como uma alternativa significativa para os professores dos anos iniciais ensinar Matemática. O interesse pela temática surgiu a partir do contexto escolar atual, em que fica evidente a insatisfação e o desinteresse dos alunos em aulas tradicionais, como também pela necessidade de alternativas metodológicas, para a disciplina de matemática, para os professores que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental. Sabe-se que temos muitos professores que ainda não têm o conhecimento de certas alternativas metodológicas, tal como os jogos e suas potencialidades, as ferramentas tecnológicas, os materiais didáticos, uma vez que, trazem essa carência de sua formação. Alguns professores até tem o conhecimento das alternativas, porém não sabem como aplicá-las, pois também trazem essa carência de sua formação. Diante disso, o presente artigo busca preencher essas lacunas, apresentando concepções teóricas e alternativas que podem ser utilizadas na prática. O percurso metodológico deste trabalho começou inicialmente com um levantamento bibliográfico, trazendo as orientações para o ensino da Matemática no sistema curricular brasileiro e concepções de autores em relação ao uso de material didático no ensino da matemática. Em seguida, unimos algumas alternativas de materiais didáticos, que contemplem as orientações dispostas nos documentos oficiais e as concepções contempladas neste trabalho, tais como Caillois (1967), Brougere (1995, 1997), Lorenzato (2009), Lopes (2001), Ponte (2002) e Silva (2005). Fica evidente as inúmeras contribuições do material didático no ensino da matemática, desse modo, buscamos promover nos professores reflexões quanto a utilização dessas ferramentas em suas metodologias de ensino e assim, minimizar as dificuldades existentes.