O presente estudo decorre de questionamentos sobre o ensino de matemática na perspectiva da Educação do Campo. Seja no campo ou na cidade, o modelo de ensino se caracteriza pela oralidade, escrita, lápis, ou seja, ainda prioriza a memorização, repetição de exercícios, dentre outras abordagens memorísticas que atualmente não correspondem às reais necessidades da sociedade.Esta pesquisa destina-se aos estudantes da Licenciatura em Matemática oriundos do Campo, no intuito de fomentar discussões e questionamentos sobre as dificuldades e limitações no que tange ao ensino de matemática como fonte de fortalecimento para a Educação do Campo.
Para que seja efetivada a pesquisa, faz-se necessário investigar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática no sentido de atender às especificidades da Educação do Campo. Quantos aos objetivos específicos são: (i) realizar estudos sobre a Educação do Campo e sobre a Etnomatemática buscando melhor entendimento; (ii) identificar quais práticas e metodologias estão previstas com vistas à valorização do conhecimento advindo do contexto do aluno, visando a melhoria das condições do processo de aquisição deste público específico.
Nesta ótica, a importância desse trabalho justifica-se pela necessidade de compreender como se dá o ensino da matemática nesta modalidade, a fim de aprofundar os questionamentos e estudos na área.Esta pesquisa é pautada numa abordagem qualitativa que tem como principal característica a busca da compreensão dos fenômenos, na qual as informações obtidas são interpretadas e não quantificadas.