Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA USANDO COMO EMBASAMENTO TEÓRICO A LINGUÍSTICA TEXTUAL E AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, ENSINO, LINGUÍSTICA TEXTUAL Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35818
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2855
    "inscrito_id" => 2716
    "titulo" => "ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA USANDO COMO EMBASAMENTO TEÓRICO A LINGUÍSTICA TEXTUAL E AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de analisar o capítulo “frase, oração e período” do livro didático do 3º ano do Ensino Médio, para constatar se o capítulo em questão está em consonância com parâmetros da linguística textual que busca a superação do tratamento linguístico em unidades menores, no entendimento que as relações textuais são muito mais que um somatório de itens. E identificar se o conteúdo presente no livro didático está de acordo com as concepções de linguagem presente na contemporaneidade.  O livro didático tem um papel fundamental no ensino de língua portuguesa, por isso é importante verificar se o mesmo está conforme com os paradigmas linguísticos da atualidade. Um dos recursos mais competentes é o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), seu papel é garantir a qualidade dos livros didáticos e sua distribuição nas escolas públicas do país, mas nem sempre o conteúdo está disposto de acordo com as concepções de linguagem existentes. Os procedimentos metodológicos foram realizados através de observações e análise do conteúdo e das atividades existentes no capítulo, para perceber se as mesmas estavam descritas por um padrão antigo ou foram postuladas de acordo com o que pede a linguística textual e as concepções de linguagem. O resultado da pesquisa foi gratificante, pois através dessas análises constatamos uma progressão no ensino de língua, rompendo assim com os paradigmas tracionais e buscando inovar através de atividades contextualizadas. Então, concluímos que o ensino de língua pautado na linguística textual e na concepção de linguagem enquanto interação tem muito a contribuir na formação dos alunos, visto que os mesmos podem transcender o conteúdo aprendido do âmbito escolar para suas relações sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, ENSINO, LINGUÍSTICA TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID2716_24092017170802.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADELIANE MIKAELY PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADELIANE SILVA"
    "autor_email" => "adeliane.mikaely09@outloo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35818
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2855
    "inscrito_id" => 2716
    "titulo" => "ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA USANDO COMO EMBASAMENTO TEÓRICO A LINGUÍSTICA TEXTUAL E AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de analisar o capítulo “frase, oração e período” do livro didático do 3º ano do Ensino Médio, para constatar se o capítulo em questão está em consonância com parâmetros da linguística textual que busca a superação do tratamento linguístico em unidades menores, no entendimento que as relações textuais são muito mais que um somatório de itens. E identificar se o conteúdo presente no livro didático está de acordo com as concepções de linguagem presente na contemporaneidade.  O livro didático tem um papel fundamental no ensino de língua portuguesa, por isso é importante verificar se o mesmo está conforme com os paradigmas linguísticos da atualidade. Um dos recursos mais competentes é o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), seu papel é garantir a qualidade dos livros didáticos e sua distribuição nas escolas públicas do país, mas nem sempre o conteúdo está disposto de acordo com as concepções de linguagem existentes. Os procedimentos metodológicos foram realizados através de observações e análise do conteúdo e das atividades existentes no capítulo, para perceber se as mesmas estavam descritas por um padrão antigo ou foram postuladas de acordo com o que pede a linguística textual e as concepções de linguagem. O resultado da pesquisa foi gratificante, pois através dessas análises constatamos uma progressão no ensino de língua, rompendo assim com os paradigmas tracionais e buscando inovar através de atividades contextualizadas. Então, concluímos que o ensino de língua pautado na linguística textual e na concepção de linguagem enquanto interação tem muito a contribuir na formação dos alunos, visto que os mesmos podem transcender o conteúdo aprendido do âmbito escolar para suas relações sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, ENSINO, LINGUÍSTICA TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID2716_24092017170802.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADELIANE MIKAELY PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADELIANE SILVA"
    "autor_email" => "adeliane.mikaely09@outloo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar o capítulo “frase, oração e período” do livro didático do 3º ano do Ensino Médio, para constatar se o capítulo em questão está em consonância com parâmetros da linguística textual que busca a superação do tratamento linguístico em unidades menores, no entendimento que as relações textuais são muito mais que um somatório de itens. E identificar se o conteúdo presente no livro didático está de acordo com as concepções de linguagem presente na contemporaneidade. O livro didático tem um papel fundamental no ensino de língua portuguesa, por isso é importante verificar se o mesmo está conforme com os paradigmas linguísticos da atualidade. Um dos recursos mais competentes é o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), seu papel é garantir a qualidade dos livros didáticos e sua distribuição nas escolas públicas do país, mas nem sempre o conteúdo está disposto de acordo com as concepções de linguagem existentes. Os procedimentos metodológicos foram realizados através de observações e análise do conteúdo e das atividades existentes no capítulo, para perceber se as mesmas estavam descritas por um padrão antigo ou foram postuladas de acordo com o que pede a linguística textual e as concepções de linguagem. O resultado da pesquisa foi gratificante, pois através dessas análises constatamos uma progressão no ensino de língua, rompendo assim com os paradigmas tracionais e buscando inovar através de atividades contextualizadas. Então, concluímos que o ensino de língua pautado na linguística textual e na concepção de linguagem enquanto interação tem muito a contribuir na formação dos alunos, visto que os mesmos podem transcender o conteúdo aprendido do âmbito escolar para suas relações sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.