O presente trabalho tem o objetivo de analisar o capítulo “frase, oração e período” do livro didático do 3º ano do Ensino Médio, para constatar se o capítulo em questão está em consonância com parâmetros da linguística textual que busca a superação do tratamento linguístico em unidades menores, no entendimento que as relações textuais são muito mais que um somatório de itens. E identificar se o conteúdo presente no livro didático está de acordo com as concepções de linguagem presente na contemporaneidade. O livro didático tem um papel fundamental no ensino de língua portuguesa, por isso é importante verificar se o mesmo está conforme com os paradigmas linguísticos da atualidade. Um dos recursos mais competentes é o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), seu papel é garantir a qualidade dos livros didáticos e sua distribuição nas escolas públicas do país, mas nem sempre o conteúdo está disposto de acordo com as concepções de linguagem existentes. Os procedimentos metodológicos foram realizados através de observações e análise do conteúdo e das atividades existentes no capítulo, para perceber se as mesmas estavam descritas por um padrão antigo ou foram postuladas de acordo com o que pede a linguística textual e as concepções de linguagem. O resultado da pesquisa foi gratificante, pois através dessas análises constatamos uma progressão no ensino de língua, rompendo assim com os paradigmas tracionais e buscando inovar através de atividades contextualizadas. Então, concluímos que o ensino de língua pautado na linguística textual e na concepção de linguagem enquanto interação tem muito a contribuir na formação dos alunos, visto que os mesmos podem transcender o conteúdo aprendido do âmbito escolar para suas relações sociais.