ARAÚJO, Jânio Alexandre De. Projeto ludo-literário valores do mundo. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38390>. Acesso em: 23/12/2024 00:57
O presente documento versará sobre o relato de vivência do projeto de ludo-literário “Valores do Mundo”, realizado na Escola Sesc/Natal – Zona Norte, no ensino fundamental I. Além de despertar o desejo pela leitura nos educandos, promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a interpretação dos valores progressistas da humanidade, culminando no incremento da imaginação, possibilitando a produção oral, escrita e em outras linguagens. Como breve fundamentação teórica, foi usado Costa (2007), Negrine;Negrine(2010), Gotilib (2006), Negrine;Negrine (2010) (2008),Thompson (2011), Zabala (1998) entre outros. A metodologia empregada no projeto trilhou em primeira aproximação a pesquisa bibliográfica, coleta de livros literários que propiciassem narrativas de acordo com o público-alvo, no caso crianças dos anos iniciais, após isso foram planejadas e efetivadas cinco intervenções lúdica e literária, que envolvia textos literários que discutissem a questão dos valores humanos. No decurso de um semestre letivo. O projeto ludo-literário “Valores do Mundo”, mostrou como é importante aplicar os conceitos e práticas da responsabilidade, amor, respeito e diversidade viam literatura e diversão. Revelou também que a prática de leitura nas escolas do ensino fundamental precisa ser contextualizada e notadamente prazerosa, aliado a isso a escola deve ter um planejamento pedagógico eficaz para o desenvolvimento das práticas leitoras. Um dos maiores desafios encontrados na elaboração do projeto, é descobrir qual a melhor forma de facilitar o contato dos alunos com o texto literário. O mediador conhecendo seu público deve escolher um método de ensino que contemple o interesse. Outra, tônica do projeto foi passar e refletir criticamente com os alunos as questões de desenvolvimento humano no ensejo de ampliar os valores mais nobres da sociedade. Palavras-chave: Ludicidade, literatura, responsabilidade