Diante uma perspectiva histórica, No Brasil pode-se dizer que foi e ainda é um grande desafio trabalhar com a questão da diversidade, pois ainda é uma questão muito complicada por encontrar diversos desafios, sejam eles por parte da formação dos profissionais para trabalhar na nessa área ou na própria estrutura da escola, e a falta de apoio. No trabalho que aqui será apresentado teve-se a preocupação de ver como é trabalhada a questão da educação inclusiva diante as escolas na cidade de Sousa e os desafios, fomos buscar informações com professores de escolas publicas de Sousa-PB que através de uma Pesquisa de natureza qualitativa, utilizando a técnica de coleta de dados à entrevista semiestruturada, colheram-se dados não tão positivos onde professores encontram desafios para trabalhar com a inclusão, falta de preparação entre tantos outros desafios.
Chegou-se a conclusão de que se deve investir em capacitação, para a preparação desses profissionais que atuam nas escolas, pois é exigido um atendimento qualificado, eficiente e amplo para receber a diversidade e todas as necessidades educacionais do aluno para que possa se ter uma educação de qualidade sem que nenhum aluno venha a se prejudicar por falta de profissionais na escola que saibam lidar com todos os tipos de necessidades e dificuldades que venham a aparecer nas escolas.