Esta pesquisa analisou os desafios do trabalho docente na educação profissional da rede estadual de Pernambuco, no contexto de uma política baseada na avaliação por resultados. A pesquisa foi realizada em duas escolas técnicas estaduais com jornada de tempo integral, com a realização de entrevista semiestruturada com 8 professores e 1 gestor. O objetivo geral foi Analisar a influência da politica de avaliação por resultados no trabalho docente nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco. De acordo com as análises de dados, concluímos que as condições de trabalho não são adequadas para os professores, considerando que as pressões por resultados nas avaliações externas deixam os professores sobrecarregados de funções as quais não dizem respeito à sua formação, funções como alavancar índices da escola, sem recursos e investimentos adequados. Os professores avaliam que a única preocupação das escolas é com resultados positivos, deixando de lado aspectos que uma formação integral pressupõe. Os professores se queixam também que as avalições não levam em consideração a aprendizagem significativa dos alunos e que esses números não representam de fato a realidade vivida por quem está inserido no cotidiano escolar.