A formação do profissional de Letras engajado e comprometido com a prática da pesquisa não é nova, porém, quando nos deparamos com um ensino a distância cujo princípio é a autonomia do sujeito na construção de seu conhecimento, questionamo-nos como se constrói essa prática de pesquisa na educação a distância? Neste trabalho, temos como objetivo geral investigar o discurso dos alunos do curso de Letras a distância no IFPB sobre o papel da pesquisa na formação e na prática dos professores de Língua Portuguesa. Para isso, refletimos sobre a mediação do professor formador nas disciplinas do curso e sobre a autoria acadêmica. As discussões seguem o paradigma interpretativista para análise dos dados e ampararam-se nos pressupostos teóricos de Bakhtin/Volochinov (2002) sobre discurso e em estudos desenvolvidos por Bortoni-Ricardo (2008), Gauthier (2006), Perrenoud (2002), Pimenta (1997) e Pimenta e Lima (2012) sobre pesquisa e formação do professor. Em termos metodológicos, este trabalho constitui-se em uma pesquisa qualitativa, cujos dados são resultantes de uma atividade extra no fórum social da disciplina Leitura e Produção de Textos II, constituídas de 7 (sete) perguntas estruturadas em que selecionamos 3 (três) para coleta dos dados, realizadas com 20 (vinte) discentes do Curso Superior em Letras a Distância com habilitação em Língua Portuguesa do IFPB. A partir da análise dos dados, concluímos que os discentes apresentam que a prática da pesquisa é essencial para a formação do professor, porém, algumas dificuldades são encontras na EAD como a interação professor formador/tutor e alunos e a prática do plágio na produção escrita nos resultados da pesquisa.