O laboratório de técnicas de enfermagem constitui uma importante ferramenta de ensino que ajuda o discente a desenvolver suas habilidades psicomotoras para prestação da assistência ao paciente. Constitui-se num campo seguro de prática para o aluno, um ambiente de simulação do cuidado onde o discente tem a oportunidade de observar, executar, errar, corrigir e retransmitir o saber adquirido. Assim como o conhecimento na área de enfermagem aprimora-se e diversifica-se com o avançar da tecnologia, um laboratório de ensino de enfermagem precisa estar em constante evolução junto com o caminhar de sua área de conhecimento. Para tanto, precisa que suas instalações físicas, recursos materiais, humanos e formas de operacionalização do trabalho sejam revistos e atualizados constantemente, de acordo com a evolução das demandas e até mesmo antecipando-se à elas, através da proposição de novas formas de ensino e trabalho . O objetivo deste relato é trazer à comunidade acadêmica as transformações realizadas no Laboratório de Técnicas de Enfermagem do curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde (ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no presente ano de 2017, período que marca a gerência deste laboratório sob nova administração docente. Trata-se de um relato de experiência onde se descreve as condições em que foram encontradas as instalações físicas, os recursos materiais e humanos, seguido do plano de trabalho e metas elaborados para serem executados até o final de 2017, acrescido de informações relativas à implantação de tais melhorias. Dentre as modificações propostas e implantadas estão: criação do almoxarifado setorial (sala de estocagem); criação da área de dispensação; reorganização da disposição do mobiliário do laboratório; modernização do sistema de refrigeração do laboratório; aquisição de novos equipamentos e mobiliários, etc. A implantação do conjunto de melhorias no Laboratório de Técnicas de Enfermagem da ETS/UFPB já demonstra resultados positivos, sob a forma de um olhar diferenciado do corpo docente para com as questões tocantes ao mesmo; maior satisfação e melhor percepção do alunado para com este ambiente e maior engajamento e envolvimento da funcionária Técnica em Enfermagem no desempenho de seu trabalho diário.
O processo não se encontra finalizado, mas há uma previsão de que todas as metas traçadas para 2017 sejam alcançadas até dezembro.