O presente trabalho consiste uma pesquisa de Mestrado concluída que oferece uma reflexão sobre o poder contemporâneo no âmbito da educação secundária para jovens e adultos latino-americana, tentando dilucidar sua expressão na posição de sujeito da sua população educativa. Entende-se por posição de sujeito uma posição assumida pelo sujeito em relação com o discurso que o constitui como sujeito ou objeto de um determinado saber e poder. Por isso, neste trabalho, o objetivo fundamental é indagar no discurso dos estudantes dos CENS (Centros educativos de Nível Secundário) de Buenos Aires. Porém, considera-se que este discurso não se produz de maneira ilhada do contexto que permite sua circulação, mas no marco de uma mútua inteligibilidade, dado que a escola tampouco é uma instituição neutra e isolada da sociedade. Isto é, o que sucede em um secundário para jovens e adultos forma parte de uma rede de poder que atravessa a sociedade em seu conjunto. No entanto, a pesquisa não se restringe somente a descrever o exercício do poder, mas a identificar também as possibilidades de resistência encontradas neste âmbito. Para isso, o trabalho se dividirá em quatro partes mediante uma metodologia genealógico-arqueológica. Em primeiro lugar, identifica-se os distintos signos adquiridos pelos CENS no curso da história, dando conta do seu caráter heterogêneo. Em segundo lugar, se realiza um estudo das visibilidades, o que brinda elementos para agrupar estas escolas em figuras. Em terceiro lugar, efetua-se o registro do discurso dos estudantes, tornando perceptível tanto o poder quanto a capacidade de resistência. Por último, se estabelece uma relação com a tecnologia de poder atual, apresentando estas escolas como expressões da biopolítica contemporânea.