O presente trabalho almeja analisar as consequências do bullying no processo de ensino e de aprendizagem e refletir acerca da violência na escola. Quanto ao percurso metodológico foi realizado uma revisão bibliográfica em torno do tema. Esse estudo pretende contribuir para informar tanto os profissionais da educação, pais, alunos e toda a comunidade escolar, sobre como educar, não apenas crianças, mas toda a sociedade no que se diz respeito a questão do bullying, com o propósito de desenvolver reflexões acerca do tema, e desse modo buscar prevenir essas práticas e combater a violência nas escolas. Compreendemos que o bullying é um problema social que vem se destacando nos diferentes meios de comunicação; tais como: internet (series, jogos, redes sociais) e reportagens na televisão. Os pequenos apelidos, ofensas e brincadeiras provocadas pelos alunos foram tomando um rumo mais grave, e interferindo principalmente no processo de ensino e aprendizagem. O estudo mostrou que as consequências do bullying escolar afetam todos os envolvidos, mas a vítima é a que apresenta maiores prejuízos, pois prejudica seu desenvolvimento e as suas relações com outras pessoas. As consequências são múltiplas: baixa autoestima, insegurança, isolamento, medo, angústia, agressividade, ansiedade, falta de vontade de ir à escola, dificuldade de concentração, diminuição no desempenho escolar, mudanças de humor, choros constantes, insônia, abuso de álcoois e drogas, stress e suicídio.