As tecnologias vem se desenvolvendo de maneira acelerada. Equipamentos que estão relacionados as Tecnologias de Informação e Comunicação estão cada vez mais inseridos no cotidiano das pessoas. Em meio a estes notáveis avanços, várias instituições sociais são influenciadas de forma direta sendo exigidas a acompanharem as evoluções no contexto social. Nessa perspectiva, daremos ênfase, nesse estudo, a escola, onde acreditamos que seja o espaço que deve possibilitar a otimização das TICs em seu âmbito institucional, pois quando nos referimos ao contexto educacional evidenciamos uma das grandes problemáticas que preocupam docentes na contemporaneidade. Esta se remete a dispersão dos alunos durante as aulas por meio de instrumentos tecnológicos, como por exemplo, smartphone, tablete, iPad, entre outros equipamentos que se tonaram de fácil acesso para uma grande parte da população. Dessa forma, o presente trabalho objetiva refletir acerca das contribuições que as TICs oportunizam ao processo de ensino-aprendizagem, tornando um instrumento de fomentação e potencialização deste referido processo. Com isso, é necessário que as abordagens referentes a essas ferramentas tecnológicas sejam de maneira lúdica, pois assim torna-se possível a otimização do processo de ensino-aprendizado ser realizado de maneira prazerosa. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica qualitativa, no qual objetivamos reunir informações e dados para fomentação e aprofundamento do presente estudo, assim, tomamos como aporte teórico o pensamento dos autores: Soffa e Torres (2009), Maia e Lobo (2015) e Masetto (2000), além de outros pensadores que nos ajudaram é refletir acerca do tema abordado. A partir das análises realizadas, podemos compreender que quando o docente realiza uma mediação intencional elaborando métodos pedagógicos que tem como instrumento as TICs, está contribuindo de forma direta para a melhoria do processo educacional dos sujeitos. Porém, é preciso buscar a forma mais adequada para essa utilização, isso se dará por meio do contexto ao qual está inserido e das observações diárias que deve realizar para perceber quais as necessidades dos educandos. Contudo, é perceptível o quanto essas tecnologias estão inseridas no ambiente escolar, evidenciando a importância de compreender as contribuições tanto positivas quanto negativas desses instrumentos que podem ser utilizados para construção do conhecimento. Sendo assim, fica claro que o docente necessita está sempre atualizado em relação aos avanços tecnológicos para que tenha um melhor aproveitamento na utilização desses instrumentos que potencializam e qualificam o ensino.