No ano de 2015, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Ciências Sociais do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, juntamente com a coordenadora, supervisoras - professoras de Sociologia de Escolas Estaduais localizadas na cidade de Mossoró - RN, bolsistas, e professores do departamento de ciências sociais e política - DCSP da referida universidade iniciaram os estudos teóricos que serviriam de base para o processo de construção de uma proposta curricular de sociologia para o ensino médio para ser experimentado pela educação básica do RN. O Presente artigo tem como objetivo principal compreender como a proposta de currículo do PIBID/Ciências Sociais contribui para as práticas pedagógicas dos professores do ensino médio, ao mesmo tempo em que ressalta a relevância da disciplina de sociologia para os alunos, frente os ataques que a mesma vem sofrendo atualmente, como também destaca a importância do PIBID para a educação, visto que é uma proposta de currículo elaborada por um grupo de pibidianos. A metodologia utilizada para a elaboração do respectivo trabalho se deu através de referências bibliográficas e questionários aplicados com professores das escolas parceiras do PIBID/Ciências Sociais. Além de sua importância metodológica entendemos que este documento contribui imensamente para o professor de sociologia na elaboração do seu programa anual, uma vez que o currículo sugere uma metodologia inovadora, capaz de estimular nos alunos um despertar crítico e reflexivo, através de aulas mais dinâmicas e dialógicas, possibilitando a apreensão de conhecimentos necessários a sua formação intelectual e cidadã.