O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a visão que os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Walfredo Gurgel possuem a respeito da componente curricular Educação Física. Para tanto, foi aplicado um diagnóstico que as seguintes perguntas: Para você, o que é Educação Física? O que você já aprendeu nas aulas de Educação Física? Além do diagnóstico aplicado, observamos em campo três aulas práticas e três teóricas desses alunos no mês de março do ano corrente. A satisfação dos educandos nas aulas de Educação Física, no processo de observadas, variaram de acordo com diversos fatores presentes nas aulas, tais como: habilidade em esporte, infraestrutura para as aulas, planejamento, medo de errar, vergonha, entre outros fatores. Com base nas respostas obtidas e avaliadas através do diagnóstico aplicado na escola, podemos concluir que a Educação Física, apesar de ser um componente curricular obrigatório e com diversos conteúdos disponíveis para a aplicação das aulas, o que predominava nas aulas e entre os alunos é a associação da educação física somente com o esporte ou com a saúde. Tal resultado demonstra a forte tradição da esportivização da educação física na escola ou do mito da Educação Física como agente de saúde na escola. A partir desse diagnóstico, pudemos nortear nosso planejamento, partindo do interesse dos estudantes, a saber: o conteúdo esporte. A construção desse diagnóstico despertou no grupo do Pibid de Educação Física do Unifacex o interesse em ampliar a visão de Educação Física que os estudantes possuem.