De acordo com artigo 82 da Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, cabe aos sistemas de ensino prever, em sua jurisdição, as normas de realização do estágio supervisionado. Assim cada instituição de ensino irá estabelecer normas de estágio específicas para a região em que ela se encontra. No Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia, de Vitória da Conquista, o regimento interno prevê quatro estágios supervisionados para o curso de Licenciatura em Química. No terceiro estágio supervisionado ocorre, além da regência, a elaboração de um projeto pedagógico específico para a turma acompanhada, sendo assim, ele é desenvolvido após o período de observações, reunião com o supervisor, e aplicação do questionário de sondagem.
A elaboração de um projeto pedagógico busca romper com as formas tradicionais de organização curricular, mostrando uma nova forma de ministrar os conteúdos do que somente como se encontram nos livros, pois trabalhando com temas há uma abertura no espaço do diálogo com os discentes e no planejamento, possibilitando que o estudante seja o sujeito ativo da sua aprendizagem (SILVA et al, 2008). Para que a turma possa alcançar os objetivos inicialmente propostos é preciso que estes participem com interesse nas atividades tenham sido propostas, o interesse , porém, possui uma variedade de fatores que o pode influenciar como, região, classe social e até o gênero (NEVES; TALIM;, 2009).
Caso os discentes demonstrem o não comprometimento com o desenvolvimento das atividades estas podem não ser realizadas e os objetivos iniciais do projeto podem não ser alcançados. Diante disso, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo relatar como o perfil dos estudantes interfere no desenvolvimento das atividades propostas pelo projeto pedagógico do estágio Supervisionado em Química III do Curso de Licenciatura em Química do IFBA de Vitória da Conquista.