Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLHAR DO ESTUDANTE SOBRE A DELIMITAÇÃO DO BIOMA CAATINGA E SUA ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, BIOMA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CAATINGA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro que ocupa uma área 844.453km2 aproximadamente, possui uma heterogeneidade na sua composição de vegetação, por possuir diferentes aspectos morfológicos. As concepções alternativas proporcionam o fortalecimento do aspecto construtivo do ensino-aprendizagem, tendo em vista a experiência do aluno e seus conhecimentos e concepções prévias existentes no processo de aprendizagem. Neste contexto, o objetivo do trabalho é identificar os conhecimentos prévios sobre a distribuição do bioma caatinga no mapa do brasil. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Maria de Lurdes de Lima, São Gonçalo do Amarante/RN, durante 2 meses, no 6º ano do Ensino Fundamental II, com participação de 45 alunos. As concepções alternativas proporcionam o fortalecimento do aspecto construtivo do ensino-aprendizagem, tendo em vista a experiência do aluno e seus conhecimentos e concepções prévias existentes no processo de aprendizagem. Sendo estas criadas pelos estudantes mesmo provindas de conhecimentos relativos, não considerados pela ciência como explicação pertinente, mas que sem fazem adequadas as suas praticas do dia a dia, de forma a ser concepções alternativas. No entanto, foi possível verificar neste trabalho que, mesmo diante da presença do tema biomas nos livros didáticos de Ciências, os alunos não têm ainda a compreensão clara sobre a delimitação espacial do bioma caatinga e 84% dos alunos não possuem uma visão sobre a delimitação correta dos estados em que estão presentes estes biomas. Apesar de ser um bioma predominantemente da região Nordeste, observou-se ainda, em menor proporção, a representação de Estados de outras regiões como Centro-Oeste. Foi possível concluir através dos resultados obtidos que os alunos não têm conhecimento das áreas que compõem o bioma caatinga e que, mesmo sendo um bioma predominantemente da região nordeste do Brasil, uma parcela dos alunos pesquisados ainda representaram regiões distantes e com aspectos fitofisiológicos diferentes daqueles que compõem uma área de caatinga.

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